Questão 1


OBSERVE AS PLACAS ABAIXO E RESPONDA:

  1. QUAL PLACA MOSTRA O BANHEIRO FEMININO?_____________________________
  2. QUAL PLACA MOSTRA QUE É OBRIGATÓRIO PARAR?_________________________
  3. QUAL PLACA MOSTRA QUE HÁ INTERNET?_________________________________


Resolução:

(EF01LP07)

Ler palavras e pequenos textos, apoiando-se em pistas gráficas e semânticas.

Resposta correta:

  1. 3
  2. 1
  3. 2

Comentários da questão: as placas são de uso comum e possuem textos escritos curtos. As pistas que a forma das placas oferece pode fazê-los compreender para que servem, pelo uso ou pela compreensão do que está escrito. É possível que alguns alunos não acertem todas. Mas, caso haja alunos que não acertem nenhuma das placas, pode-se inferir que ainda não conseguiram estabelecer a relação grafema-fonema e não compreendem o sistema de escrita alfabética.

É necessário intensificar atividades com o alfabeto móvel e leitura de imagens, caso, tenham dificuldades.






Questão 2


LEIA O TEXTO E OBSERVE A IMAGEM. A SEGUIR, LEIA AS ALTERNATIVAS E REGISTRE QUAL É A OPÇÃO CORRETA.

INGREDIENTES

  • 1 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA
  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 4 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ
  • 1 PACOTE DE CHOCOLATE GRANULADO

MODO DE PREPARO

1. AQUEÇA A PANELA EM FOGO MÉDIO.
2. ACRESCENTE 1 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA.
3. LOGO APÓS ACRESCENTE TODO O LEITE CONDENSADO.
4. EM SEGUIDA, ACRESCENTE 4 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ E MEXA SEM PARAR ATÉ DESGRUDAR DA PANELA.
5. UNTE UM RECIPIENTE, DESPEJE A MASSA E DEIXE ESFRIAR. FAÇA PEQUENAS BOLAS COM A MÃO PASSANDO A MISTURA NO CHOCOLATE GRANULADO.

O TEXTO ACIMA É:

  1. (     ) BULA
  2. (     ) RECEITA
  3. (     ) LETRA DE MÚSICA
  4. (     ) CARTA


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: B

Comentários da questão: caso respondam adequadamente estão conseguindo formular a hipótese sobre o conteúdo do texto.

Caso contrário, precisará implementar mais atividades com diversidade de textos em diferentes formatos e suportes para que possam conhecer as variedades de gêneros. Também é importante observar se os alunos conseguiram responder corretamente por saber a leta inicial da palavra ou por já conhecer a palavra.






Questão 3


LEIA A CANTIGA E RESPONDA.

ESCREVA O NOME DO DOCE A QUE SE REFERE A CANTIGA:






Resolução:

(F01LP07)

Ler palavras e pequenos textos, apoiando-se em pistas gráficas e semânticas.

Resposta correta: PIRULITO

Comentários da questão: o aluno consegue localizar na cantiga a palavra pirulito. O nome de um doce.

Para sanar dificuldades, poderá trabalhar com outros textos curtos, fazer a leitura em voz alta e perguntar sobre o conteúdo. Reproduzir o mesmo texto na lousa e pedir que os alunos identifiquem na escrita.






Questão 4


NA CANTIGA PIRULITO QUE BATE, BATE, A PALAVRA BATEU RIMA COM A PALAVRA:

  1. (     ) GOSTA
  2. (     ) BATE
  3. (     ) EU
  4. (     ) QUEM


Resolução:

(EF01LP38)

Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Resposta correta: C

Comentários da questão: o aluno consegue identificar a rima e por meio da sonoridade e consegue estabelecer a relação grafema-fonema.

Intensificar a realização de jogos de palavras com versos, quadrinhas e, após fazer a leitura em voz alta, registrar os versos, identificar as rimas, caso tenham dificuldades.






Questão 5


LEIA A PALAVRA PIRULITO E ESCREVA AS SÍLABAS:


Resolução:

(EF01LP27)

Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Resposta correta: PI RU LI TO

Comentários da questão: o aluno desenvolve a consciência silábica e é capaz de segmentar as palavras em sílabas e registrá-las.

Se os alunos não conseguiram acertar, é necessário promover mais atividades em que possam perceber a existência das sílabas formando as palavras.






Questão 6


OUÇA AS LETRAS QUE O PROFESSOR DITAR E CONTORNE NO ALFABETO.


Resolução:

(EF01LP32)

Nomear as letras do alfabeto.

Resposta correta: A, D, M, Q, R, X

Comentários da questão: verifique se os alunos já compreenderam os nomes das letras e se desenvolveram a relação fonema-grafema.

Reorientar o planejamento a partir dos resultados: realizar atividades diversificadas em que os alunos possam identificar as letras do seu nome, do nome dos colegas, fazer listas temáticas que comecem por determinadas letras.






Questão 7


LEIA AS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA O QUE SE PEDE EM CADA COLUNA.


Resolução:

(EF01LP25)

Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP27)

Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Resposta correta:

Comentários da questão: os alunos conseguem identificar as letras e desenvolveram a consciência silábica.

Caso apresentem dificuldade, realizar jogos como: bingo de sílabas; separar figuras de acordo com sua sílaba inicial; ligar sílabas iniciais para formar novas palavras, de modo que compreendam melhor o sistema de escrita alfabética.






Questão 8


REGISTRE QUAL É A SÍLABA QUE APARECEU NAS DUAS PALAVRAS DO QUADRO DA ATIVIDADE 7:










Resolução:

(EF01LP28)

Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Resposta correta: PI

Comentários da questão: ao entender que a palavra é formada por sílabas, eles podem começar a compreender a leitura de cada sílaba de acordo com sua posição na palavra.

Sabendo que as habilidades de consciência fonológica se diferenciam não só quanto ao tipo de operação que o sujeito realiza em sua mente como separar, comparar quanto ao tamanho ou quanto à semelhança sonora etc., mas também quanto ao tipo de segmento sonoro envolvido: rimas, fonemas, sílabas etc. é importante sempre promover a leitura de quadrinhas, poemas e brinca com as palavras, fazendo-os observar as segmentações.






Questão 9


LEIA A QUADRINHA E RESPONDA EM SEGUIDA:

ONDE A PESSOA ESCREVEU O NOME?

  1. (     ) NO CORAÇÃO
  2. (     ) NA MÃO
  3. (     ) NO PAPEL


Resolução:

(EF01LP38)

Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Resposta correta: B

Comentários da questão: o jogo de palavras dos versos permite ao aluno adentrar no universo de compreensão da leitura e dos seus significados.

Reorientar o planejamento a partir dos resultados, incorporando jogos que trabalhem e explorem rimas, jogo de palavras, expressões.






Questão 10


LEIA A FRASE E A SEGUIR RESPONDA A QUESTÃO: O DOMINGO É UM DIA DE DESCANSO.
QUAL É O DIA DA SEMANA QUE VEM DEPOIS DO DOMINGO?

  1. (     ) SEGUNDA-FEIRA
  2. (     ) SEXTA-FEIRA
  3. (     ) SÁBADO


Resolução:

(EF01LP08)

Ler, em textos, palavras conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal (nomes próprios, nomes dos dias do ano, da semana, marcas de produtos etc.).

Resposta correta: A

Comentários da questão: o aluno lê os nomes dos dias da semana e reconhece a sequência dos dias, conseguindo corresponder à palavra certa.

Importante trabalhar com o calendário semanal e mensal, caso apresentem dificuldade.






Questão 11


USE O ESPAÇO A SEGUIR PARA ESCREVER ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ.

SEU NOME:___________________________________________________________




SEU IDADE:___________________________________________________________

NOME DA SUA MÃE OU RESPONSÁVEL:______________________________________





Resolução:

(EF01LP17)

Escrever, corretamente, mesmo que de memória, o próprio nome, o nome dos pais ou responsáveis, o endereço completo, no preenchimento de dados pessoais em fichas de identificação impressas ou eletrônicas.

Resposta correta: verificar na ficha do aluno

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga registrar seu nome e sua identificação. As palavras fazem parte de seu repertório de palavras estáveis e apoiam a aprendizagem de outras palavras.

Caso os alunos ainda não dominem a escrita do próprio nome, é necessário realizar atividades cotidianas que impliquem no reconhecimento e na escrita do nome.






Questão 12


AS PALAVRAS ABAIXO NÃO ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA. VAMOS COLOCÁ-LAS NA ORDEM ALFABÉTICA?

ABACAXI

MELÃO

GOIABA

LARANJA














Resolução:

(EF01LP33)

Recitar o alfabeto na ordem das letras.

Resposta correta: ABACAXI, GOIABA, LARANJA E MELÃO

Comentários da questão: conhece a ordem alfabética e identifica a letra inicial das palavras.

Para sanar dificuldades, realizar atividades lúdicas com a sequência das letras, ordenar os nomes da sala, meses do ano, listas temáticas de palavras etc.






Questão 13


OBSERVE A IMAGEM E ASSINALE A BRINCADEIRA RETRATADA.

  1. PEGA-PEGA
  2. AMARELINHA
  3. PASSA ANEL


Resolução:

(EF01LP39)

Construir, pela observação da sequência de imagens, o sentido de uma narrativa visual (livros de imagem, histórias em quadrinhos).

Resposta correta: B

Comentários da questão: o aluno pode ler a imagem e com seus conhecimentos prévios formular a resposta.

É importante sempre explorar bem a leitura de imagens e ajudar os alunos na construção de narrativas orais para melhorar a compreensão.






Questão 14


OUÇA AS PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR E REGISTRE ABAIXO.

  1. _____________________________________________________________
  2. _____________________________________________________________
  3. _____________________________________________________________
  4. _____________________________________________________________


Resolução:

(EF01LP16)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Resposta correta: CABELO SAPATO DENTE SABONETE

Comentários da questão: o aluno consegue fazer o registro usando adequadamente os grafemas correspondentes aos fonemas.

Uma vez que a atividade tem como objetivo observar o quanto os alunos estão aprendendo a escrita de palavras, se tiverem dificuldades há necessidade de realizar mais ações com esse objetivo, de preferência contextualizadas e que motivem os alunos a escrever.






Questão 15


AO VER A IMAGEM FICAMOS CURIOSOS SOBRE O QUE A MENINA LEU NA CARTA. AGORA VOCÊ VAI CRIAR UM TÍTULO PARA ESTA IMAGEM. REGISTRE ABAIXO O QUE VOCÊ PENSOU.






























Resolução:

(EF01LP39)

Construir, pela observação da sequência de imagens, o sentido de uma narrativa visual (livros de imagem, histórias em quadrinhos).

Resposta correta: validar a escrita da criança, conforme estágio de aprendizagem e adequação ao tema da imagem.

Comentários da questão: observar se considerou o contexto apresentado na imagem, se escreve de modo alfabético ou se está em outra hipótese de escrita.

Para sanar dificuldades, trabalhar em sala de aula com livros de imagens, construir narrativas orais e depois fazer registro coletivo. Alternar as atividades entre os alunos para escreverem em duplas.






Questão 16


LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA.

QUE TEXTO É ESTE? FAÇA UM X NA RESPOSTA CERTA.

  1. (     ) BILHETE
  2. (     ) CANTIGA
  3. (     ) CARTAZ
  4. (     ) PLACA


Resolução:

(EF01LP08)

Ler em textos, palavras conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal.

Resposta correta: Alternativa B.

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga identificar a estrutura textual de uma cantiga. As cantigas fazem parte do repertório desta faixa etária e apoiam a aprendizagem da leitura e da escrita.

Caso os alunos ainda não dominem o que é uma cantiga, é importante realizar atividades com cantigas e trabalhar com cartaz afixado na sala de aula.






Questão 17


EXISTEM PALAVRAS ESCONDIDAS DENTRO DE CADA PALAVRA. DESCUBRA QUAL E ESCREVA AO LADO.


Resolução:

(EF01LP31)

Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas.

Resposta correta: MÃO – PATO – PIÃO – PENTE – CASA, ASA ou SACO

Comentários da questão: os alunos conseguem identificar uma palavra com sentido conhecido dentro de outra que possui significado diferente. Conseguem refletir sobre a estrutura sonora da língua e algumas propriedades do sistema de escrita alfabética.

Se os alunos ainda não dominam esta descoberta, uma boa estratégia é trabalhar a partir da análise oral das palavras com o apoio das formas escritas.






Questão 18


FAÇA UM X ONDE APARECE A PALAVRA QUE RIMA COM CORUJA.


  1. (     ) SUJA
  2. (     ) UVA
  3. (     ) DELA
  4. (     ) FEIRA


Resolução:

(EF01LP28)

Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Resposta correta: A

Comentários da questão: para desenvolver a consciência fonológica é importante que o aluno identifique semelhanças sonoras em sílabas e rimas.

Se os alunos ainda não dominam as rimas, uma estratégia interessante é trabalhar com jogos com rimas (ver Sequência Didática 3)






Questão 19


COMPLETE AS LETRAS QUE FALTAM:

  1. LAIS USA ______________________ ENTE EM SEU CABELO.
  2. MENINO ESCOVA OS ______________________ ENTES APÓS AS REFEIÇÕES.
  3. VOVÓ ACENDEU A ______________________ ELA.
  4. MAMÃE CORTOU A BOLO COM A ______________________ ACA.


Resolução:

(EF01LP29)

Identificar fonemas e sua representação por letras comparando unidades sonoras (palavras) com significados próprios, mas que se diferenciam por apenas um fonema/letra (como faca/vaca, mola/sola/cola/bola, mapa/mala).

Resposta correta:

  1. P
  2. D
  3. V
  4. F

Comentários da questão: aos alunos conseguem colocar em jogo a forma sonora e gráfica da palavra e o seu significado.

Quando os alunos ainda não percebem essas diferenças, seria interessante voltar a trabalhar com palavras estáveis, como os nomes da turma.






Questão 20


ESCREVA ABAIXO A FRASE QUE O PROFESSOR VAI DITAR.














Resolução:

(EF01LP16)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Resposta correta: O MENINO JOGA BOLA.

Comentários da questão: observar se o aluno escreve de modo alfabético ou se está em outra hipótese de escrita: diferencia letras, atribui valor sonoro para som inicial, corresponde grafema e fonema, escreve ora silabicamente ora alfabeticamente ou ortograficamente.

Os grafemas são letras ou grupos de letras, entidades visíveis e isoláveis. Os fonemas são as entidades elementares da estrutura fonológica da língua, que se manifestam nas unidades sonoras mínimas da fala. Caso tenha dificuldade, trabalhe mais como jogos, letras móveis, escritas estáveis e outros.






Questão 21


O PEIXE NADA NO LAGO.

FAÇA UM X NA RESPOSTA QUE MOSTRA O QUE O PEIXE FAZ:

  1. (     ) PEGA A REDE.
  2. (     ) LAVA O PÉ.
  3. (     ) COME O SAPO.
  4. (     ) NADA NO LAGO.


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: D

Comentários da questão: os alunos conseguem compreender e interpretar textos de suas vivências.

Quando os alunos ainda não conseguem compreender e interpretar pequenos textos de seu cotidiano, faz-se necessário ampliar o repertório do aluno com leituras diárias e incentivar comentários dos textos.






Questão 22


OBSERVE OS DESENHOS E PINTE NO QUADRO ONDE ESTÁ ESCRITO O NOME DE CADA UM DELES.


Resolução:

(EF01LP07)

Ler palavras e pequenos textos, apoiando-se em pistas gráficas e semânticas.

Resposta correta: 1ª coluna: boneca; 2ª coluna: peteca; 3ª coluna: caminhão

Comentários da questão: observar se os alunos conseguem compreender e interpretar textos verbais e imagens.

Caso os alunos ainda não dominem a leitura dessas palavras, há necessidade de retomar atividades de troca de letras iniciais para que eles possam fazer a diferenciação dos sons iniciais, mediais e finais.






Questão 23


ESCREVA ABAIXO AS PALAVRAS QUE O PROFESSOR VAI DITAR.


Resolução:

(EF01LP16)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Resposta correta: PATO – BALA – VELA – FACA – BONECA – PIPOCA – BOLA – COLA – PETECA – PIPA – TATU – DADO

Comentários da questão: observar se escreve de modo alfabético ou se está em outra hipótese de escrita.

Reorientar o planejamento a partir dos resultados, caso os alunos ainda não dominem a escrita dessas palavras, é importante realizar atividades cotidianas que impliquem na correspondência grafema-fonema, retomar listas, nomes da turma e letras móveis.






Questão 24


VOCÊ VAI FAZER UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO. FAÇA UMA LISTA DO QUE GOSTARIA QUE TIVESSE EM SUA FESTA:


















Resolução:

(EF01LP20)

Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, agendas, bilhetes, recados, avisos, convites, listas e legendas para fotos ou ilustrações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Comentários da questão: observar se o aluno escreve de modo alfabético ou não escreve; inverte ou faltam letras.

Caso ainda não dominem a escrita de lista, retomar a atividade por meio de letras móveis, atividades em duplas colaborativas, fazer uso do computador e construir diferentes listas da vivência dos alunos.






Questão 25


FAÇA UM X ONDE ESTÁ ESCRITO O NOME DO DESENHO CORRETAMENTE.


  1. (     ) FOAC
  2. (     ) FCAO
  3. (     ) FOCA
  4. (     ) FACA


Resolução:

(EF01LP31)

Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas.

Resposta correta: C

Comentários da questão: observar se considerou a relação grafema-fonema para identificar a palavra correta.

Para os alunos que ainda não se apropriaram da leitura e da escrita, é importante vivenciar atividades com letras móveis, bingo de letras, jogo da memória com palavras, formação de palavras e, de preferência, que essas atividades sejam desenvolvidas em duplas.






Questão 26


OBSERVE ESTAS IMAGENS E RESPONDA:


  1. ONDE ESTÃO ESTAS IMAGENS?



  2. COPIE OS TÍTULO DOS LIVROS:




Resolução:

(EF01LP11)

Localizar, em textos, títulos, nome do autor, local e data e publicação (se houver).

(EF01LP18)

Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Resposta correta:

  1. NAS CAPAS DE LIVROS
  2. A BOTA DO BODE / CHAPEUZINHO VERMELHO

Comentários da questão: observar se os alunos estão bem repertoriados em relação aos livros. Validar a resposta do aluno se está de acordo com a consigna.

Incentive a leitura, biblioteca em sala de aula, empréstimos, hora do conto, leitura compartilhada, mural com resenhas de livros para desenvolver comportamento leitor e escritor nos alunos.






Questão 27


A FIGURA ABAIXO TERMINA COM O MESMO SOM DA PALAVRA.


  1. (     ) PETECA
  2. (     ) ABACAXI
  3. (     ) LEITE
  4. (     ) CABELO


Resolução:

(EF01LP28)

Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Resposta correta: A

Comentários da questão: observar se os alunos estão identificando semelhanças e diferenças no som final das palavras.

Para os alunos que estão com dificuldade para compreender rimas, é importante trabalhar com cantigas, quadrinhas, jogos com rimas, parlendas e poesias.






Questão 28


VEJA A CENA ABAIXO.


O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?

  1. (     ) AS CRIANÇAS ESTÃO LENDO
  2. (     ) AS CRIANÇAS ESTÃO COMENDO
  3. (     ) AS CRIANÇAS ESTÃO BEBENDO
  4. (     ) AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: D

Comentários da questão: observar se os alunos estão compreendendo e interpretando as imagens, isto é, realizando as leituras não verbais.

Caso os alunos estejam com dificuldade em interpretar gravuras, faz-se necessário trabalhar com leituras de imagens, gibis e livros sem escritas, mas com sequência de imagens.






Questão 29


LEIA ESTA CANTIGA:


COM QUAL PALAVRA RIMA VELUDO:

  1. (     ) BARATA
  2. (     ) SAIA
  3. (     ) PELUDO
  4. (     ) SAPATO


Resolução:

(EF01LP08)

Ler, em textos, palavras conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal (nomes próprios, nomes dos dias do ano, da semana, marcas de produtos etc.).

Resposta correta: C

Comentários da questão: analisar se além de ler a quadrinha com compreensão, conseguem identificar a rima.

Implementar jogos com rimas, parlendas, quadrinhas, poesias, cantigas focando a análise de palavras que têm o mesmo som no final.






Questão 30


LEIA O TEXTO E OBSERVE A IMAGEM. A SEGUIR, REGISTRE QUAL É A ALTERNATIVA CORRETA.


RESPONDA A QUESTÃO.

O TEXTO ACIMA É:

  1. (     ) POESIA
  2. (     ) TEXTO INFORMATIVO
  3. (     ) LETRA DE MÚSICA
  4. (     ) CARTA


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: B

Comentários da questão: caso respondam adequadamente estão conseguindo formular a hipótese sobre o conteúdo do texto.

Caso contrário, o professor precisará implementar mais atividades com textos informativos retirados de enciclopédias, Internet, revistas especializadas, jornais e outros.






Questão 31


LEIA O TEXTO.

QUE TEXTO É ESTE? FAÇA UM X NA RESPOSTA CERTA.

  1. (     ) BILHETE
  2. (     ) CARTA
  3. (     ) POESIA
  4. (     ) PLACA


Resolução:

(EF01LP13)

Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.

Resposta correta: A

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga compreender e interpretar textos de suas vivências.

Quando os alunos ainda não conseguem compreender e interpretar pequenos textos de seu cotidiano, faz-se necessário ampliar o repertório do aluno trazendo para sala de aula diferentes situações de uso de bilhetes, elaborar bilhetes a serem enviados para casa; brincar com o gênero entre eles; redigir bilhete e enviar a outros profissionais da escola, permitindo assim que compreendam o uso do gênero.






Questão 32


VOCÊ JÁ SABE QUE RIMA SÃO PALAVRAS QUE TEM O MESMO SOM FINAL.

PROCURE UMA PALAVRA QUE RIME COM ELEFANTINHO.

  1. (     ) DANADO
  2. (     ) BICHINHO
  3. (     ) ONDE
  4. (     ) PÉ


Resolução:

(EF01LP28)

Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Resposta correta: B

Comentários da questão: A rima desenvolve a consciência fonológica e serve de apoio para a compreensão do sistema de escrita alfabético.

Caso os alunos ainda não dominem o que é a poesia, seria interessante a leitura diária, assim como afixar na sala alguns poemas a fim de que os alunos possam memorizar para declamar.






Questão 33


ESCREVA ALGUMAS PALAVRAS QUE O PROFESSOR VAI DITAR.






















Resolução:

(EF01LP16)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética − usando letras/grafemas que representem fonemas.

Sugestão de palavras: RICO – REDE – CARRO – FERRO

Comentários da questão: analise a escrita do aluno para saber se já se apropriou da escrita alfabética ou se está em outra hipótese de escrita: escritas diferenciadas; escritas diferenciadas com valor sonoro inicial; escreve com marcas correspondendo grafemas e fonemas; escreve com letras correspondendo grafemas e fonemas; escreve ora silabicamente ora alfabeticamente; escreve ortograficamente.

Apropriar-se do sistema de escrita depende de contato com material escrito e de compreender um princípio básico que rege o sistema de escrita alfabético: os fonemas, unidades de “som”, são representados por grafemas na escrita. Grafemas são letras ou grupos de letras, unidades visíveis e isoláveis. Os fonemas são as unidades elementares da estrutura fonológica da língua, que se manifestam nas unidades sonoras mínimas da fala. É preciso que o aluno aprenda as regras de correspondência entre fonemas e grafemas, por meio do tratamento explícito e sistemático encaminhado pelo professor na sala de aula, como jogos, letras móveis, escritas estáveis e outros.






Questão 34


ESCREVA A FRASE QUE O PROFESSOR VAI DITAR.






















Resolução:

(EF01LP16)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética − usando letras/grafemas que representem fonemas.

Sugestão de palavras: O RATO ROEU A ROUPA DO REI.

Comentários da questão: Observar se o aluno escreve alfabeticamente ou se está em outra hipótese de escrita: escritas diferenciadas; escritas diferenciadas com valor sonoro inicial; escreve com marcas correspondendo grafemas e fonemas; escreve com letras correspondendo grafemas e fonemas; escreve ora silabicamente ora alfabeticamente; escreve ortograficamente.

Caso os alunos não dominem a escrita alfabética é importante planejar atividades como: leitura em voz alta pelo professor diariamente, leitura de textos reais pelos alunos mesmo não dominando a escrita convencional, produção de texto oral com destino escrito, ora os alunos ditam para o professor, ora escrevem em dupla e um trabalho sistemático com o sistema de escrita alfabética.






Questão 35


LEIA UM TRECHO DA PARLENDA COM A AJUDA DO PROFESSOR E RESPONDA:

QUEM COMEU O TOUCINHO?

  1. (     ) O RATO
  2. (     ) O PATO
  3. (     ) O GATO
  4. (     ) O MATO


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: C

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga localizar informações explícitas em um texto.

Caso os alunos ainda não consigam compreender e interpretar um texto, seria interessante a leitura diária de livros de boa qualidade, retomar parlendas, assim como levantar hipóteses antes da leitura e conferir após no término da mesma.






Questão 36


OUÇA A LEITURA FEITA PELO PROFESSOR DO TRECHO DA HISTÓRIA:

QUAL O NOME DA HISTÓRIA?

  1. (     ) OS TRÊS URSINHOS
  2. (     ) OS TRÊS PORQUINHOS
  3. (     ) A PRINCESA ADORMECIDA
  4. (     ) PINÓQUIO


Resolução:

(EF01LP11)

Localizar, em textos, títulos, nome do autor, local e data e publicação (se houver).

Resposta correta: A

Comentários da questão: é importante que o aluno identifique o título da história.

Caso os alunos ainda não consigam compreender e interpretar um texto, seria interessante a leitura diária feita pelo professor e alunos de livros de boa qualidade, organizar listas com nomes dos livros, e títulos de textos e deixar afixados na sala de aula.






Questão 37


O COMPUTADOR FICOU LOUCO E DIGITOU AS PALAVRAS COM LETRAS FORA DO LUGAR.
ESCREVA ABAIXO O NOME CORRETO:


Resolução:

(EF01LP31)

Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas.

Resposta correta: PERA, CASA, BOLA, PETECA

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga colocar em jogo a forma sonora e gráfica da palavra e o seu significado.

Caso os alunos ainda não percebam estas diferenças, seria interessante voltar a trabalhar com letras móveis, pequenos textos, e principalmente, palavras estáveis como os nomes da turma, por exemplo.






Questão 38


OBSERVE ESTA FIGURA.

QUAL O OBJETIVO DESTA AGENDA?

  1. (     ) APRENDER UMA RECEITA
  2. (     ) ESCREVER CARTA
  3. (     ) TELEFONAR PARA UM AMIGO OU AMIGA
  4. (     ) LER UMA POESIA


Resolução:

(EF01LP13)

Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.

Resposta correta: C

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga compreender e interpretar textos de suas vivências.

Quando os alunos ainda não conseguem compreender nem interpretar pequenos textos de seu cotidiano, faz-se necessário ampliar o repertório do aluno trazendo para sala de aula diferentes portadores de agendas, elaborar uma agenda real com os nomes da turma e incentivar o uso da agenda confeccionada por eles.






Questão 39


SUBSTITUA OS DESENHOS COMPLETANDO A FRASE.

O PALHAÇO TRABALHA NO









O COME BANANA.









A MENINA LÊ O










Resolução:

(EF01LP20)

Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, agendas, bilhetes, recados, avisos, convites, listas e legendas para fotos ou ilustrações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Resposta correta: CIRCO, MACACO, LIVRO

Comentários da questão: observar se o aluno escreve de modo alfabético ou se está em outra hipótese de escrita: não escreve; escreve invertendo ou faltando letras; escreve as palavras sem apoio.

Caso ainda não dominem a escrita de retomar a atividade através de letras móveis, atividades em duplas colaborativas, fazer uso do computador e construir diferentes frases da vivência dos alunos.






Questão 40


OBSERVE A FIGURA.

O PALHAÇO TRABALHA NO

PARA QUE SERVE?

  1. (     ) ENVIAR UMA CARTA
  2. (     ) ESCREVER UMA POESIA
  3. (     ) LER UMA HISTÓRIA
  4. (     ) MONTAR UM JOGO


Resolução:

(EF01LP13)

Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.

Resposta correta: A

Comentários da questão: observar se o aluno consegue compreender a função social e interpretar textos que circulam na vida social.

Se os alunos encontraram dificuldade, seria interessante trabalhar a carta e o envelope através de situações mais próximas do real, isto é, escrita coletiva ou em dupla, de cartas e de envelopes.






Questão 41


COMPLETE AS PALAVRAS COM L OU LH.


Resolução:

(EF01LP30)

Completar palavras com fonema/letra inicial ou medial, com base na escuta da palavra ou em desenho que a represente.

Resposta correta: BALEIA – LUA – JOELHO – OLHO – PALHAÇO – BULE

Comentários da questão: observar se o aluno escreve de modo alfabético ou se está em outra hipótese de escrita.

Caso ainda não dominem a escrita e não conseguem diferenciar as letras L e LH nas palavras, retomar a atividade através de letras móveis, atividades em duplas colaborativas, fazer uso do computador e construir diferentes listas da vivência dos alunos.






Questão 42


OBSERVE AS FOTOS

RESPONDA O QUE MAIS TEM PERTO DE SUA CASA:

  1. (     ) CASAS
  2. (     ) PRÉDIOS
  3. (     ) PALAFITAS
  4. (     ) BARRACOS


Resolução:

(EF01LP09)

Relacionar os objetivos de leitura de textos lidos na escola aos seus próprios objetivos de leitura fora da escola.

Resposta correta: Considerar correta a resposta após dialogar com o aluno e verificar o que há próximo de sua residência.

Comentários da questão: observar se o aluno consegue associar os temas discutidos em sala de aula ao seu conhecimento prévio ou conhecimento de mundo.

Se os alunos encontraram dificuldade, seria interessante trabalhar a observação do entorno da escola e pedir que desenhem sua moradia.






Questão 43


O QUE É, O QUE É? ACHE AS RESPOSTAS DAS ADIVINHAS.

  1. O QUE É O QUE É ? ANDA COM OS PÉS NA CABEÇA.
    (     ) CABELO (     ) PIOLHO
  2. O QUE É O QUE É? SOBE QUANDO A CHUVA DESCE?
    (     ) GUARDA-CHUVA (     ) RUA
  3. O QUE É O QUE É? TEM ESCAMAS E NÃO É PEIXE, TEM COROA E NÃO É REI?
    (     ) ABACATE (     ) ABACAXI


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta:

  1. PIOLHO
  2. GUARDA-CHUVA
  3. ABACAXI

Comentários da questão: observar se o aluno consegue associar a questão ao seu conhecimento de mundo e identificar de forma lúdica a resposta da adivinha.

Se os alunos encontraram dificuldade, seria interessante trabalhar mais textos como os da adivinha que pressupõem uma observação do ambiente e ao mesmo tempo uma atenção às brincadeiras populares.






Questão 44


MOSTRE QUAL A PALAVRA QUE RIMA COM

  1. (     ) CAFÉ
  2. (     ) PETECA
  3. (     ) BOLA
  4. (     ) GATO


Resolução:

(EF01LP28)

Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Resposta correta: B

Comentários da questão: para desenvolver a consciência fonológica é importante que o aluno identifique semelhanças sonoras em sílabas e rimas.

Se os alunos encontraram dificuldade em identificar as rimas uma estratégia interessante é trabalhar com jogos com rimas, cantigas, quadrinhas e parlendas.






Questão 45


FAÇA UM X NO QUADRADINHO QUE MOSTRA ONDE ESTÁ ESCRITO O NOME DA BRINCADEIRA QUE COMPLETA A FRASE:

AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO DE ___________________________________________.

  1. (     ) PIÃO
  2. (     ) CORDA
  3. (     ) RODA
  4. (     ) PETECA


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: C

Comentários da questão: analisar se além de ler a imagem, conseguem identificar a palavra que representa a ação da gravura.

Caso os alunos estejam tendo dificuldade em interpretar gravuras, faz-se necessário trabalhar com leituras de imagens, gibis e livros sem escritas, mas com sequência de imagens.






Questão 46


AS PALAVRAS ESTÃO ESCRITAS TODAS GRUDADAS! VAMOS ARRUMAR? COPIE NA LINHA SEPARANDO-AS CORRETAMENTE.

ERAUMAVEZ UMA LINDAPRINCESA.










Resolução:

(EF01LP35)

Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Resposta correta: ERA UMA VEZ UMA LINDA PRINCESA.

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga identificar e utilizar as convenções do sistema da escrita alfabética.

Caso os alunos ainda não reconheçam que é preciso escrever separando as palavras por espaços em branco, uma boa estratégia é trabalhar com palavras soltas para o aluno formar frases; recortar as palavras e recompor a frase; ter muito contato com textos escritos e se tiver oportunidade escrever no teclado do computador.






Questão 47


ESCREVA AO LADO O NÚMERO DE SÍLABAS DE CADA PALAVRA:


Resolução:

(EF01LP27)

Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Resposta correta: 3; 2; 4; 3.

Comentários da questão: o aluno desenvolve a consciência silábica e é capaz de segmentar as palavras em sílabas e registrá-las.

Se os alunos não conseguiram acertar, é necessário promover mais atividades em que possam perceber a existência das sílabas formando as palavras através de jogos, de atividades orais, parlendas, quadro de sílabas e outros.






Questão 48


ESCREVA OS NOMES DAS IMAGENS.


Resolução:

(EF01LP16)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Resposta correta: CARRO; PERA; ROSA; SERROTE

Comentários da questão: o aluno consegue fazer o registro usando adequadamente os grafemas correspondentes aos fonemas.

Uma vez que a atividade tem como objetivo observar o quanto os alunos estão aprendendo a escrita de palavras, se tiverem dificuldades aponte para a necessidade de realizar mais ações com esse objetivo, como jogos de memória, bingo, trava-língua, exercício de completar palavras de preferência contextualizadas e que motivem os alunos a escrever.






Questão 49


ESCREVA A FRASE:

A MENINA JOGA AMARELINHA.














Resolução:

(EF01LP18)

Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Resposta correta: escrever a frase alfabeticamente.

Comentários da questão: o aluno consegue realizar a cópia da frase usando adequadamente os grafemas correspondentes aos fonemas.

Caso o aluno não consiga realizar a cópia, faz-se necessário implementar mais ações de escrita em sala de aula como por exemplo listas, palavras estáveis, quadrinhas e adivinhas.






Questão 50


LEIA O TEXTO.


QUE TIPO DE TEXTO É ESTE:

  1. (     ) BILHETE
  2. (     ) ENVELOPE
  3. (     ) FÁBULA
  4. (     ) POESIA


Resolução:

(EF01P10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: C

Comentários da questão: o aluno consegue identificar o gênero fábula pelas suas características textuais. Para os alunos que apresentarem dificuldade é importante a leitura diária com os comentários de diferentes fábulas.






Questão 51


LEIA ESTE TEXTO:

O RATINHO ERA MUITO ASTUTO E
ENGANOU O LEÃO.

FAÇA UM X NA PALAVRA QUE TEM O MESMO SIGNIFICADO DE ASTUTO:

  1. (     ) DORMINHOCO
  2. (     ) ESPERTO
  3. (     ) PREGUIÇOSO
  4. (     ) VAGAROSO


Resolução:

(EF01LP15)

Reconhecer o significado de palavras conhecidas em textos.

Resposta correta: B

Comentários da questão: o aluno consegue identificar o sinônimo de palavras dentro de um contexto.

Para os alunos que apresentarem dificuldade é importante desenvolver atividades com leitura compartilhada diariamente e análise de palavras com mesmo sentido.






Questão 52


LEIA O TRECHO DO POEMA DE FERNANDO PESSOA.


DE ACORDO COM O TEXTO, PORQUE O MENINO TINHA UM CHAPÉU:

  1. (     ) POR CAUSA DO SOL
  2. (     ) POR CAUSA DA CHUVA
  3. (     ) POR CAUSA DA GAROA
  4. (     ) POR CAUSA DO FRIO


Resolução:

(EF01LP07)

Ler palavras e pequenos textos, apoiando-se em pistas gráficas e semânticas.

Resposta correta: A

Comentários da questão: o aluno consegue compreender e interpretar texto. Caso o aluno apresente dificuldade na compreensão e interpretação de textos, há necessidade de desenvolver sequências de atividades pensando em estratégias que façam o aluno refletir sobre as ideias centrais do texto. A leitura compartilhada também promove apoio para estabelecer relações com outros textos.






Questão 53


MARQUE COM UM X O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.


  1. (     ) O MENINO JOGA BOLA
  2. (     ) A MENINA BRINCA COM BONECA
  3. (     ) O MENINO SOLTA PIPA
  4. (     ) A MENINA PULA CORDA


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: C

Comentários da questão: o aluno consegue fazer a leitura compreendendo e interpretando as imagens.

Para os alunos que apresentam dificuldade, seria interessante implementar a leitura de histórias sem legenda, histórias apenas com imagens, histórias com sequência e gibis.






Questão 54


FAÇA UM X ONDE A FRASE ESTÁ ESCRITA CORRETAMENTE:

  1. (     ) O PÁSSARO SAIUDA GAIOLA.
  2. (     ) O PÁSSARO SAIU DA GAIOLA.
  3. (     ) O PÁSSARO SAIU DAGAIOLA.
  4. (     ) OPÁSSARO SAIUDA GAIOLA.


Resolução:

(EF01LP35)

Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Resposta correta: B

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga identificar e utilizar as convenções do sistema de escrita alfabética, compreendendo que a linearidade da fala é diferente da escrita.

Caso os alunos ainda não reconheçam que a modalidade oral é diferente da modalidade escrita, é preciso implementar atividades com palavras soltas para o aluno formar frases; recortar as palavras e recompor a frase; ter muito contato com textos escritos e se tiver oportunidade escrever no teclado do computador.






Questão 55


A IMAGEM É DE UMA ARARA:


  1. (     ) AMARELA
  2. (     ) VERMELHA
  3. (     ) AZUL
  4. (     ) TAGARELA


Resolução:

(EF01LP07)

Ler palavras e pequenos textos, apoiando-se em pistas gráficas e semânticas.

Resposta correta: A

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga compreender e interpretar textos para desenvolver o comportamento leitor.

Caso os alunos ainda não consigam compreender e interpretar textos, faz-se necessário desenvolver um trabalho sistemático com diferentes gêneros literários e incentivar os comentários tanto no início (hipóteses) como no término da leitura.






Questão 56


DESCUBRA PALAVRAS DENTRO DAS PALAVRAS:



Resolução:

(EF01LP31)

Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas.

Resposta correta: PIÃO; CANO ou ANO; VELA ou ELA; BELA

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga compreender e identificar que as alterações nas palavras podem formam novos vocábulos.

Caso os alunos ainda não consigam descobrir palavras dentro de palavras uma boa estratégia é realizar atividades lúdicas com os nomes da sala, alfabeto móvel, jogos etc.






Questão 57


COMPLETE AS ADIVINHAS:

  1. CAI EM PÉ E CORRE DEITADA . É A




  2. TEM ASA E NÃO VOA . É A





Resolução:

(EF01LP29)

Identificar fonemas e sua representação por letras comparando unidades sonoras (palavras) com significados próprios, mas que se diferenciam por apenas um fonema/letra (como faca/vaca, mola/sola/cola/bola, mapa/mala).

Resposta correta: Chuva e xícara.

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga identificar o uso da letra CH e X.

Caso os alunos ainda não consigam identificar o uso da letra X e Ch é preciso realizar atividades lúdicas como jogo da memória, adivinhas, parlendas, alfabeto móvel, completar lacunas nas palavras etc.






Questão 58


LEIA ESTAS PALAVRAS E COMPLETE O QUADRO:



Resolução:

(EF01LP29)

Identificar fonemas e sua representação por letras comparando unidades sonoras (palavras) com significados próprios, mas que se diferenciam por apenas um fonema/letra (como faca/vaca, mola/sola/cola/bola, mapa/mala).

Resposta correta: 1ª coluna: SOL – SAPO – SALADA – SABÃO; 2ª coluna: VASO CASA – ASA – PRESENTE – RAPOSA; 3ª coluna: SHIRLEY – SHOW.

Comentários da questão: é importante que o aluno consiga identificar o diferentes sons da letra S.

Caso os alunos ainda não consigam identificar os diferentes sons da letra S é preciso realizar atividades com letras móveis, jogos, palavra cruzada, completar lacunas nas palavras etc.






Questão 59


LEIA O TRECHO DA HISTÓRIA DE RAPUNZEL E EM SEGUIDA RESPONDA A PERGUNTA.


DE ACORDO COM O TEXTO, QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA TEMIDA?
COMPLETE A FRASE: SIGNIFICA QUE AS PESSOAS

  1. (     ) GOSTAVAM DA FEITICEIRA
  2. (     ) ACHAVAM A PRINCESA LINDA
  3. (     ) TINHAM MEDO DA FEITICEIRA
  4. (     ) ODIAVAM A FEITICEIRA


Resolução:

(EF01LP14)

Associar os temas de textos lidos pelo professor ao seu conhecimento prévio ou conhecimento de mundo. Reflexão sobre o léxico do texto.

Resposta correta: C

Comentários da questão: Que o aluno já criou algum repertório sobre os contos de fada e sabe que as pessoas têm medo de feiticeiras, mesmo que não conheça a história de Rapunzel. Portanto, pode associar a palavra ao seu conhecimento prévio.

Nesse caso seria importante planejar mais momentos de leitura de contos de fada, explorar as características das personagens, ajudar os alunos a perceberem como certas personagens se comportam e interpretar as novas narrativas a partir de conhecimentos já previamente organizados por eles.






Questão 60


VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA LENDA DO CURUPIRA? LEIA O TRECHO A SEGUIR E VEJA O QUE DIZEM SOBRE ELE.


OBSERVE AS IMAGENS E ASSINALE QUAL SERIA MAIS PARECIDA COM A PERSONAGEM CURUPIRA:


Resolução:

(EF01LP10)

Formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos, com base no manuseio dos suportes, observando formato, informações da capa, imagens, entre outros, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.

Resposta correta: C

Comentários da questão: o aluno já desenvolveu a habilidade de formular hipóteses sobre o conteúdo do texto com base nas imagens propostas e partir de seu repertório sobre lendas indígenas.

Implementar mais leituras das lendas indígenas, explorar desenhos e ilustrações das personagens. Promover situações que possam ver publicações de boa qualidade sobre as lendas, assistir vídeos e dialogar sobre os sentidos que estão implícitos em cada elemento nas lendas indígenas, pois são repletos de significações.






Questão 61


LIGUE A PERSONAGEM AO NOME DELA.








Questão 62


SEU PROFESSOR VAI FALAR, DEVAGAR, O NOME DE CADA PERSONAGEM, SEPARANDO CADA PARTE DAS PALAVRAS. FIQUE ATENTO AO MODO COMO ELE FALA!

  1. AGORA É SUA VEZ! FALE O NOME DA PERSONAGEM QUE É MUITO BRAVA E TEM UM COELHO DE PELÚCIA. BATA PALMAS PARA CADA PARTE FALADA.
  2. QUANTAS PARTES TEM ESSE NOME?
  3. FALE O NOME DA PERSONAGEM QUE TEM O CABELO ESPETADO. BATA PALMAS PARA CADA PARTE FALADA.
  4. QUANTAS PARTES TEM ESSE NOME?
  5. FALE O NOME DA PERSONAGEM QUE NÃO GOSTA DE ÁGUA. BATA PALMAS PARA CADA PARTE FALADA.
  6. QUANTAS PARTES TEM ESSE NOME?
  7. FALE O NOME DA PERSONAGEM QUE ADORA MELANCIA. BATA PALMAS PARA CADA PARTE FALADA.
  8. QUANTAS PARTES TEM ESSE NOME?







Questão 63


FALE O SEU NOME BEM BAIXINHO, PRONUNCIANDO UMA SÍLABA DE CADA VEZ. QUANTAS SÍLABAS TEM O SEU NOME?







Questão 64


COMPARE NOMES!

  1. ESCREVA OS NOMES DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA QUE COMEÇAM COM A LETRA M:






  2. NA CLASSE, EXISTEM OUTROS NOMES DE PESSOAS COMEÇADOS COM A LETRA M? ESCREVA-OS NAS LINHAS ABAIXO:






  3. ESCREVA OS NOMES DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA COMEÇADOS COM A LETRA C:






  4. EM SUA TURMA, EXISTEM OUTROS NOMES DE PESSOAS COMEÇADOS COM A LETRA C? ESCREVA-OS NAS LINHAS ABAIXO.












Questão 65


COMPLETE O QUADRO ABAIXO:








Questão 66


NA LETRA DE UMA CANÇÃO HÁ NOMES DE GENTE E DE COISAS. VAMOS VER QUANTAS SÍLABAS E LETRAS ALGUNS DESSES NOMES TÊM.








Questão 67


MARQUE AS ALTERNATIVAS CORRETAS.


  TODAS AS SÍLABAS SEMPRE SÃO FORMADAS POR DUAS LETRAS.

  EXISTEM SÍLABAS DE UMA ÚNICA LETRA.

  AS SÍLABAS PODEM TER DIFERENTES QUANTIDADES DE LETRAS.

  TODAS AS SÍLABAS TÊM VOGAIS.







Questão 68


IMAGINE QUE, DAQUI A MILHÕES DE ANOS, ALGUNS CIENTISTAS VÃO PESQUISAR COMO NÓS VIVEMOS HOJE EM DIA. PARA ISSO, ELES OBSERVARÃO IMAGENS DOS DIAS DE HOJE QUE MOSTRAM COMO VIVEMOS, O QUE FAZEMOS, COMO VAMOS DE UM LUGAR AO OUTRO.

DESENHE UMA CENA DE ALGO QUE VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS.








Questão 69


VOCÊ JÁ CONHECE O ALFABETO QUE USAMOS EM NOSSA LÍNGUA, EM LETRAS DE IMPRENSA MAIÚSCULAS.

AGORA VOCÊ VERÁ O ALFABETO EM LETRAS DE IMPRENSA MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS:


  1. VOCÊ JÁ VIU OU LEU TEXTOS QUE USAM LETRAS DE IMPRENSA MINÚSCULAS? QUE TEXTOS ERAM? CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR.
  2. NO QUADRO A SEGUIR, ESCREVA SEU NOME EM LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, COMO APARECE EM SUA FICHA:

  3. AGORA, TRANSCREVA SEU NOME EM LETRA DE IMPRENSA MINÚSCULA, OBSERVANDO O QUADRO ACIMA:

  4. OBSERVE A LETRA INICIAL DE SEU NOME. O NOME DE ALGUM COLEGA COMEÇA IGUAL AO SEU? ESCREVA-O ABAIXO, PRIMEIRO EM LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA E DEPOIS EM MINÚSCULA:















Questão 70


SEU NOME COMEÇA COM:

  VOGAL

  CONSOANTE







Questão 71


SEU NOME TERMINA COM:

  VOGAL

  CONSOANTE







Questão 72


AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE A ORDEM ALFABÉTICA, CONSULTE O ALFABETO E COMPLETE COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO:








Questão 73


NA LISTA DE NOMES DOS COLEGAS, HÁ ALGUM QUE COMEÇA COM UMA DAS LETRAS QUE VOCÊ COMPLETOU? QUAL?










Questão 74


UMA ESCOLA DO INTERIOR DO BRASIL VAI VISITAR ALGUMAS CAVERNAS COM PINTURAS MUITO ANTIGAS NAS PAREDES. PARA ORGANIZAR A ENTRADA NO ÔNIBUS, O PROFESSOR VAI CHAMAR OS ALUNOS EM ORDEM ALFABÉTICA.

ELE DEIXOU AS FICHAS DOS ALUNOS CAÍREM E ELAS EMBARALHARAM. AJUDE-O A COLOCÁ-LAS EM ORDEM ALFABÉTICA, NUMERANDO-AS NA FRENTE DO NOME:


  MÁRIO

  ALINE

  VERA

  CAIO

  RITA







Questão 75


VOCÊ JÁ CONHECE AS LETRAS DE IMPRENSA MINÚSCULAS. LIGUE OS NOMES DOS ALUNOS QUE VÃO VISITAR AS CAVERNAS EM SUAS FORMAS MAIÚSCULA E MINÚSCULA:








Questão 76


VOCÊ JÁ VIU QUE PODEMOS COLOCAR NOMES EM ORDEM ALFABÉTICA. E VIU QUE, PARA ISSO, PRECISAMOS OBSERVAR A ESCRITA DE CADA UM. COMPLETE OS QUADROS A SEGUIR CONSIDERANDO ESTES NOMES:








Questão 77


ANALISE A ESCRITA DAS PALAVRAS E COMPLETE O QUADRO:








Questão 78


COLOQUE C PARA CONSOANTE E V PARA VOGAL:


  1. AS SÍLABAS QUE VOCÊ OBSERVOU SÃO TODAS IGUAIS? EXPLIQUE.
  2. HÁ SÍLABAS COM MAIS DE UMA VOGAL?
  3.   SIM.

      NÃO.

  4. ALGUMA SÍLABA NÃO TEM VOGAL?
  5.   SIM.

      NÃO.







Questão 79


LEIA A PALAVRA ABAIXO:


  • LEIA AS NOVAS PALAVRAS FORMADAS COM A TROCA DA PRIMEIRA LETRA DESTA PALAVRA:

  1. QUAL DAS NOVAS PALAVRAS VOCÊ USA QUANDO VAI DIZER QUE COLOCA A TAMPA EM ALGUMA CAIXA, PANELA ETC.?

  2. QUAL DAS NOVAS PALAVRAS É O MESMO QUE CONVERSA?

  3. QUE PARTE DESSAS PALAVRAS NÃO MUDOU?







Questão 80


AGORA É SUA VEZ DE FORMAR NOVAS PALAVRAS.

  1. GRIFE NA LISTA DE NOVAS PALAVRAS ACIMA A SÍLABA PA.
  2. CONTORNE NA LISTA DE NOVAS PALAVRAS A SÍLABA TA.
  3. JUNTE ESTAS DUAS SÍLABAS. QUE PALAVRA SE FORMA?

  4. AGORA TROQUE ESTAS SÍLABAS DE LUGAR. QUE PALAVRA SE FORMA?







Questão 81


ESCOLHA A PALAVRA CERTA PARA COMPLETAR OS ESPAÇOS:

  1. AS CRIANÇAS FORAM DORMIR NA CASA DO _________________________.
  2.   RIO

      PIO

      TIO

      FIO

  3. AS CRIANÇAS NADARAM NO _________________________.
  4.   RIO

      PIO

      TIO

      FIO

  5. A AVE DEU UM _________________________.
  6.   RIO

      PIO

      TIO

      FIO

  7. A MENINA ENCONTROU UM _________________________ DE CABELO DOURADO.
  8.   RIO

      PIO

      TIO

      FIO







Questão 82


COM SEU PROFESSOR, LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR:








Questão 83


AGORA OBSERVE A MUDANÇA DA SEGUNDA LETRA DAS PALAVRAS E DESCUBRA AS NOVAS PALAVRAS FORMADAS:








Questão 84


ESCREVA O NOME DESTAS FIGURAS:








Questão 85


OBSERVE AS IMAGENS E AS PALAVRAS QUE DÃO NOMES AO QUE É MOSTRADO NELAS:


AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

  1. GRIFE AS SÍLABAS LA NAS PALAVRAS QUE VOCÊ LEU.
  2. EM QUAIS PALAVRAS A SÍLABA LA APARECE NO COMEÇO?



  3. EM QUAL PALAVRA A SÍLABA LA APARECE NO MEIO?



  4. EM QUAIS PALAVRAS A SÍLABA LA APARECE NO FIM?









Questão 86


LEIA E DEPOIS CONVERSE COM SEUS COLEGAS E O PROFESSOR.


  1. QUE LETRA FOI TROCADA EM CADA SÍLABA?
  2. QUE LETRA NÃO FOI TROCADA NAS SÍLABAS?
  3. AO MUDARMOS UMA LETRA DA SÍLABA, O QUE MUDOU?







Questão 87


USANDO AS SÍLABAS FORMADAS PELA CONSOANTE L E UMA VOGAL, COMPLETE O QUADRO:








Questão 88


VEJA, A SEGUIR, ALGUNS BRINQUEDOS DOS QUAIS AS CRIANÇAS GOSTAM:


OBSERVE A ESCRITA DOS NOMES DESSES BRINQUEDOS E CONVERSE COM SEUS COLEGAS:

  1. QUANTAS LETRAS HÁ NA PALAVRA PETECA?
  2. QUAIS SÃO ELAS?
  3. ALGUMA LETRA SE REPETE NA PALAVRA PETECA?
  4. HÁ OUTRA PALAVRA COM O MESMO NÚMERO DE LETRAS? QUAL?
  5. QUANTAS LETRAS HÁ NA PALAVRA BOLA?
  6. E NA PALAVRA PIPA?
  7. QUAIS DESSAS PALAVRAS COMEÇAM COM AS MESMAS LETRAS?







Questão 89


LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR, PRESTANDO ATENÇÃO AO SOM DAS LETRAS DESTACADAS:


CONVERSE COM SEUS COLEGAS E O PROFESSOR.

  1. QUE LETRA ESTÁ NO COMEÇO DE TODAS AS PALAVRAS DA PRIMEIRA COLUNA?
  2. QUE LETRA ESTÁ NO COMEÇO DE TODAS AS PALAVRAS DA SEGUNDA COLUNA?







Questão 90


FAÇA UMA LEITURA SILENCIOSA DA QUADRINHA.


  1. COPIE ABAIXO O NOME DE PESSOA QUE APARECE NA QUADRINHA:



  2. GRIFE NA QUADRINHA AS PALAVRAS QUE RIMAM.
  3. COPIE NAS LINHAS ABAIXO AS PALAVRAS QUE VOCÊ GRIFOU.






  4. QUE PARTE DESSAS PALAVRAS FORMA A RIMA?



  5. QUE CONSOANTE APARECE NA RIMA?



  6. EM SUA TURMA HÁ ALGUM NOME QUE TENHA ESSA LETRA? ESCREVA-O:



  7. QUE VOGAL ACOMPANHA A CONSOANTE D NO NOME QUE VOCÊ ESCREVEU?



  8. COM O ALFABETO MÓVEL E COM SEUS COLEGAS, FALEM OUTRAS PALAVRAS COM A LETRA D. SEU PROFESSOR VAI ESCREVÊ-LAS NO QUADRO DE GIZ.

O QUE VOCÊ ACABOU DE FAZER COM O PROFESSOR FOI UM:








Questão 91


LIGUE AS PALAVRAS ÀS IMAGENS:








Questão 92


LEIA OUTRAS PALAVRAS COM A LETRA D EM DIFERENTES POSIÇÕES NA PALAVRA:


  1. CONTORNE, EM CADA PALAVRA, A SÍLABA QUE TEM A LETRA D.
  2. COPIE AS PALAVRAS EM QUE A SÍLABA ESCRITA COM A LETRA D APARECE NO COMEÇO DA PALAVRA.






  3. COPIE A PALAVRA EM QUE A SÍLABA ESCRITA COM A LETRA D APARECE NO MEIO DA PALAVRA.






  4. COPIE AS PALAVRAS EM QUE A SÍLABA ESCRITA COM A LETRA D APARECE NO FINAL DA PALAVRA.












Questão 93


LIGUE CADA ILUSTRAÇÃO À PALAVRA CORRESPONDENTE:








Questão 94


LEIA OUTRAS PALAVRAS COM A LETRA T EM DIFERENTES POSIÇÕES NA PALAVRA:


  1. CONTORNE NAS PALAVRAS CADA SÍLABA QUE TEM A LETRA T.
  2. COPIE AS PALAVRAS EM QUE A SÍLABA ESCRITA COM A LETRA T APARECE NO COMEÇO:






  3. COPIE A PALAVRA EM QUE A SÍLABA ESCRITA COM A LETRA T APARECE NO MEIO:






  4. COPIE AS PALAVRAS EM QUE A SÍLABA ESCRITA COM A LETRA T APARECE NO FINAL:












Questão 95


LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR:


  1. QUE LETRA APARECE DESTACADA NAS PALAVRAS?  
  2. EM SUA CLASSE, HÁ ALGUM NOME QUE TENHA ESTA LETRA? ESCREVA-O:



  3. FALE AS PALAVRAS PAUSADAMENTE E OBSERVE O MOVIMENTO DE SUA BOCA AO FALAR O SOM DE V.
  4. OBSERVE AS IMAGENS DE ANIMAIS A SEGUIR E ESCREVA O NOME DELES. A LETRA V APARECE EM ALGUMA PARTE DO NOME DE TODOS ELES.

  5. AS SÍLABAS A SEGUIR ESTÃO EMBARALHADAS. DESCUBRA QUE PALAVRAS ELAS FORMAM.
  6. FÂN-IN-CIA ___________________________



    LIA-MÍ-FA ____________________________



    DES-VER ______________________________







Questão 96


LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR E PRESTE ATENÇÃO NA LETRA EM DESTAQUE:


  1. QUE LETRA APARECE DESTACADA NAS PALAVRAS?  
  2. EM SUA CLASSE, HÁ ALGUM NOME QUE TENHA ESTA LETRA? ESCREVA-O:



  3. FALE AS PALAVRAS PAUSADAMENTE E PERCEBA O MOVIMENTO DE SUA BOCA AO PRONUNCIAR O SOM DA LETRA F.
  4. AGORA FALE AS PALAVRAS:

  5. O QUE VOCÊ NOTA NO MOVIMENTO DA BOCA AO FAZER OS SONS DE F E DE V?

  6. COMO VOCÊ VIU, FAZEMOS O MESMO MOVIMENTO COM A BOCA PARA FALAR FA E VA, MAS O SOM É DIFERENTE. VEJA O QUE ACONTECE SE TROCARMOS A CONSOANTE F PELA CONSOANTE V:

  7. AGORA, TROQUE A LETRA F PELA LETRA V E DESCUBRA NOVAS PALAVRAS:

    FALE – __________________________________



    FEIA – ___________________________________



    FOTO – __________________________________



    FIM – ____________________________________



    FEZ – ___________________________________



    MOFO – ___________________________________







Questão 97


COMPLETE O QUADRO:








Questão 98


OBSERVE NOVAMENTE A ORDEM ALFABÉTICA:


ESCREVA O NOME DE CADA BRINCADEIRA EM ORDEM ALFABÉTICA. PARA ISSO, CONSULTE A ORDEM DAS LETRAS NO ALFABETO ACIMA.


























Questão 99


VAMOS BRINCAR DE ADIVINHAR A PALAVRA. LEIA AS DICAS SOBRE A BRINCADEIRA OU O BRINQUEDO E DESCUBRA QUAL É A PALAVRA:

  1. É UMA CADEIRA PENDURADA POR UMA CORDA OU CORRENTE.

    DICAS: 3 SÍLABAS. A SÍLABA DO MEIO TEM 3 LETRAS.

  2. VÁRIAS PEÇAS PRETAS COM BOLINHAS BRANCAS. OS JOGADORES TÊM QUE JUNTAR AS PEÇAS COM O MESMO NÚMERO DE BOLINHAS.

    DICAS: TERMINA COM A LETRA O. 3 SÍLABAS. TODAS DE 2 LETRAS.

  3. JOGA-SE EM UM TABULEIRO QUADRICULADO, CHEIO DE QUADRINHOS.

    DICA: TEM 2 VOGAIS IGUAIS. 2 SÍLABAS. CADA SÍLABA TEM 2 LETRAS.

  4. UMA PESSOA FICA DE OLHOS VENDADOS TENTANDO PEGAR AS OUTRAS.

    DICA: O NOME É FORMADO POR DUAS PALAVRAS SEPARADAS POR UM TRAÇO. AO TODO, SÃO 4 SÍLABAS. UMA DELAS TEM 3 LETRAS.

     – 







Questão 100


OBSERVE AS IMAGENS E ORDENE AS PALAVRAS PARA DESCOBRIR OS NOMES DOS BRINQUEDOS. DEPOIS LIGUE AS IMAGENS AOS RESPECTIVOS NOMES:








Questão 101


OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA OS NOMES DOS BRINQUEDOS DEPOIS DE DESEMBARALHAR AS SÍLABAS:








Questão 102


OBSERVE AS IMAGENS E TENTE DESCOBRIR OS NOMES DAS BRINCADEIRAS, ORGANIZANDO AS LETRAS EMBARALHADAS. DEPOIS, ESCREVA O NOME DE CADA BRINCADEIRA:








Questão 103


OBSERVE AS IMAGENS DE BRINQUEDOS AO LADO DE CADA QUADRO.


  1. COM QUE LETRA COMEÇAM OS NOMES DOS 2 BRINQUEDOS? ESCREVA NOS QUADRINHOS NO ALTO DE CADA QUADRO.
  2. USANDO O ALFABETO MÓVEL, ESCREVA NO QUADRO CORRESPONDENTE OUTROS NOMES DE BRINQUEDOS QUE COMEÇAM COM ESSAS LETRAS.







Questão 104


AGORA VAMOS LER AS PALAVRAS:


QUANDO O PROFESSOR DISSER "JÁ ", VAMOS FALAR AS PALAVRAS DEVAGAR, BATENDO PALMAS, PARA VER QUANTAS SÍLABAS CADA UMA TEM.

AGORA, RESPONDA POR ESCRITO:

  1. QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA PETECA?  
  2. QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA BONECA?  
  3. QUAL SÍLABA APARECE NAS DUAS PALAVRAS?  







Questão 105


FAÇA UM TRAÇO EMBAIXO DA SÍLABA CA NAS PALAVRAS DO QUADRO:


  1. QUE LETRAS FORMAM ESSA SÍLABA?



  2. EM QUE LUGAR ESSA SÍLABA APARECE NAS DUAS PALAVRAS?

  NO COMEÇO.

  NO MEIO.

  NO FIM.







Questão 106


LEIA E FALE AS PALAVRAS A SEGUIR:


  1. NESSAS PALAVRAS, A LETRA R É FALADA DO MESMO JEITO?
  2.   SIM.

      NÃO.

  3. ESCREVA A PALAVRA QUE TEM A LETRA R COM O SOM MAIS FORTE, COMO EM RATO:









Questão 107


COMPARE A PALAVRA RESIDÊNCIA ÀS PALAVRAS A SEGUIR:


  1. NESSAS PALAVRAS, A LETRA R ESTÁ:
  2.   NO INÍCIO.

      NO MEIO.

      NO FIM.

  3. NESSA POSIÇÃO, O SOM DA LETRA R NAS PALAVRAS É:
  4.   FRACO.

      FORTE.







Questão 108


LEIA AS PALAVRAS ABAIXO. CONTORNE AQUELAS EM QUE O SOM DA LETRA R É FORTE.








Questão 109


VEJA O QUE ACONTECE COM ALGUMAS PALAVRAS QUANDO ACRESCENTAMOS A LETRA R AO FINAL DE UMA SÍLABA:


  1. ELAS SÃO FALADAS DO MESMO JEITO? _________________________
  2. COMO VOCÊ FALA A SÍLABA CA? E A SÍLABA CAR?







Questão 110


AGORA É SUA VEZ DE ACRESCENTAR A LETRA R AO FINAL DE UMA SÍLABA E FORMAR NOVAS PALAVRAS:

PENA – _________________________________



MOTO – _________________________________



COPO – _________________________________



MATA – _________________________________



FADA – _________________________________



USO – _________________________________



MACA – _________________________________



ÍMÃ – _________________________________







Questão 111


LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR. TODAS SÃO NOMES DE COISAS QUE TEMOS EM CASA.


  1. JUNTE A PRIMEIRA SÍLABA DE CADEIRA COM AS DUAS ÚLTIMAS SÍLABAS DE PANELA: ____________________________.


  2. JUNTE A PRIMEIRA SÍLABA DE PORTA E A PRIMEIRA SÍLABA DE COPO: ____________________________.


  3. JUNTE A PRIMEIRA SÍLABA DE PIA, A SEGUNDA SÍLABA DE COPO E A SEGUNDA SÍLABA DE FACA: ____________________________.


  4. JUNTE A SEGUNDA SÍLABA DE MESA E A SEGUNDA SÍLABA DE VELA: ____________________________.


  5. JUNTE A SEGUNDA SÍLABA DE PIA, A TERCEIRA SÍLABA DE CADEIRA E A PRIMEIRA SÍLABA DE MESA: ____________________________.


  6. JUNTE A SEGUNDA SÍLABA DE PANELA E A PRIMEIRA SÍLABA DE VELA: ____________________________.


  7. JUNTE A SEGUNDA SÍLABA DE CADEIRA E A SEGUNDA SÍLABA DE PORTA: ____________________________.








Questão 112


COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO COM PALAVRAS EM QUE A LETRA R TEM SOM FRACO. O NÚMERO DE TRAÇOS INDICA O NÚMERO DE LETRAS DAS PALAVRAS QUE VOCÊ VAI ESCREVER.

  1. A LAGARTIXA SOBE A _____  _____  _____  _____  _____  _____.


  2. AS CORES DO BRASIL SÃO VERDE, AZUL, BRANCO E _____  _____  _____  _____  _____  _____  _____.


  3. O _____  _____  _____  _____  _____  _____  _____  _____ É UMA FRUTA DE POLPA AMARELA E SEMENTES PRETAS.


  4. _____  _____  _____  _____  _____ É UM NOME QUE ESTÁ DENTRO DO NOME MARIANA.


  5. PENDURAMOS A ROUPA LAVADA NO _____  _____  _____  _____  _____.








Questão 113


RELEIA ESTA PALAVRA QUE APARECE NO POEMA "A CASA " E OBSERVE O SOM DA LETRA Z:


  1. LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR E CIRCULE AQUELAS EM QUE O SOM DO Z É IGUAL AO DE ZERO:

  2. NAS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU, A LETRA Z APARECE:
  3.   NO INÍCIO.

      NO MEIO.

      NO FIM.

  4. ESCREVA NOMES DE PESSOAS COM O MESMO SOM DE Z NA PALAVRA ZERO:












Questão 114


LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR E OBSERVE A PARTE DESTACADA:


  1. LEIA AS PARTES DESTACADAS COM O PROFESSOR E SEUS COLEGAS.
  2. NAS PALAVRAS QUE VOCÊ LEU, A LETRA R APARECE:
  3.   NO INÍCIO DA SÍLABA.

      NO MEIO DA SÍLABA.

      NO FIM DA SÍLABA.

  4. A LETRA QUE APARECE ANTES DA LETRA R É:
  5.   VOGAL.

      CONSOANTE.

  6. A LETRA QUE APARECE DEPOIS DA LETRA R É:
  7.   VOGAL.

      CONSOANTE.







Questão 115


COMPLETE OS ESPAÇOS. PARA ISSO, ESCOLHA AS PALAVRAS NOS QUADROS ABAIXO:

  1. AS _____________________________ BRINCAM NO _____________________________.

  2. É MUITO BOM _____________________________ NO PÁTIO DA ESCOLA.







Questão 116


LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR E OBSERVE O QUE MUDA NA SEGUNDA PALAVRA DE CADA PAR:


FORME NOVAS PALAVRAS, COLOCANDO A LETRA L ENTRE A CONSOANTE E A VOGAL DE UMA DAS SÍLABAS:



CARO – ________________________________________



CORO – ________________________________________



PENA – ________________________________________







Questão 117


COMPLETE OS ESPAÇOS A SEGUIR, USANDO UMA DAS OPÇÕES DO QUADRO:


TRAGO SEMPRE UMA _____________________________________ PARA VESTIR, SE FIZER FRIO.


NA PRIMAVERA, MEU JARDIM FICA CHEIO DE _____________________________________.








Questão 118


LEIA COM ATENÇÃO ESTAS PALAVRAS:


  1. QUAL É A LETRA DESTACADA NAS PALAVRAS? 
  2. EM QUE PARTE DA SÍLABA ELA APARECE?
  3.   NO COMEÇO.

      NO MEIO.

      NO FIM.

AGORA VEJA O QUE ACONTECE NESTA PALAVRA QUANDO TIRAMOS A LETRA N DO FINAL DA PRIMEIRA SÍLABA:








Questão 119


RETIRE A LETRA N DAS PALAVRAS DA COLUNA 1 E ESCREVA AS PALAVRAS QUE SE FORMAM NA COLUNA 2:








Questão 120


LEIA E DESCUBRA AS ADIVINHAS!

O QUE É, O QUE É?


  1. VIVE EM CIMA DA MESA,

    COSTUMA MATAR A FOME,

    COMPRA-SE PARA COMER,

    NINGUÉM MASTIGA NEM COME.


  2. ENTRE OS VIVOS VIVE MORTO,

    CONTA HISTÓRIAS SENDO MUDO,

    MAS SABE UM POUCO DE TUDO.


  3. O QUE É, O QUE É?

    QUANTO MAIS SE TIRA,

    MAIOR ELE FICA.


  4. O QUE É, O QUE É?

    CRESCE NA CABEÇA E,

    QUANTO MAIOR É,

    MENOS CABELOS TEM.







Questão 121


CONTORNE A PALAVRA QUE COMPLETA OS ESPAÇOS NAS FRASES E DEPOIS ESCREVA-A:

  1. O CAVALO FICA NO ___________________________________.
  2. O FAZENDEIRO GOSTA DE PRATICAR ___________________________________ NO RIO.
  3. HÁ DIAS NÃO CAI UMA ___________________________________ DE CHUVA.
  4. O CAMINHÃO BATEU NO ___________________________________ DE ILUMINAÇÃO DE RUA.
  5. A ___________________________________ O PROTEGEU DA CHUVA.







Questão 122


LEIA OS TRAVA-LÍNGUAS A SEGUIR:


MODIFIQUE ALGUMAS PALAVRAS DOS TRAVA-LÍNGUAS. PARA ISSO, FAÇA O QUE SE PEDE.

  1. EM ROMA TROQUE MA POR LA. _____________________________________


  2. EM ROSA TROQUE SA POR DA. _____________________________________


  3. EM ROLHA TROQUE R POR F. _____________________________________


  4. EM ROEU TROQUE R POR D. _____________________________________







Questão 123


LEIA PALAVRAS ESCRITAS COM RR:


  1. NAS PALAVRAS QUE VOCÊ LEU, RR ESTÁ:

      NO INÍCIO.

      NO MEIO.

      NO FIM.

  2. HÁ ALGUMA PALAVRA COMEÇADA COM RR?

      SIM.

      NÃO.







Questão 124


OBSERVE AS LETRAS QUE APARECEM ANTES E DEPOIS DE RR:


  • AS LETRAS QUE APARECEM ANTES E DEPOIS DE RR SÃO SEMPRE:

  CONSOANTES.

  VOGAL E CONSOANTE.

  CONSOANTE E VOGAL.

  VOGAIS.







Questão 125


LEIA AS AFIRMATIVAS ABAIXO E MARQUE AQUELAS QUE SÃO VERDADEIRAS:

  NÃO EXISTEM PALAVRAS COMEÇADAS COM RR.

RR TEM SOM FORTE SEMPRE.

RR APARECE SEMPRE NO MEIO DE DUAS VOGAIS.







Questão 126


AGORA, COMPARE AS PALAVRAS:


  1. ELAS SÃO FALADAS DE MANEIRA IGUAL?



  2. EM QUAL DELAS A LETRA R TEM O SOM FRACO?









Questão 127


VOCÊ JÁ CONHECE A ESCRITA DOS NOMES DE MUITOS ANIMAIS. LEIA AGORA ESTES OUTROS NOMES:


  1. QUE LETRA APARECE DESTACADA NAS DUAS PALAVRAS?



  2. EM QUE PARTE DA PALAVRA A LETRA H APARECE?
  3.   NO INÍCIO.

      NO MEIO.

      NO FIM.

  4. A LETRA H, NESSA POSIÇÃO, TEM ALGUM SOM?







Questão 128


LIGUE O NOME À FIGURA CORRESPONDENTE:








Questão 129


BUSQUE O NOME DE CADA FIGURA NO BANCO DE PALAVRAS NO FINAL DA PÁGINA. DEPOIS, ESCREVA-O NO LUGAR CORRESPONDENTE:








Questão 130


VOCÊ VAI LER ALGUMAS PALAVRAS DA FÁBULA "A ONÇA E O MACACO ESPERTO".BUSQUE O NOME DE CADA FIGURA NO BANCO DE PALAVRAS NO FINAL DA PÁGINA. DEPOIS, ESCREVA-O NO LUGAR CORRESPONDENTE:

  1. LEIA-AS EM VOZ ALTA COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.

  2. AGORA PREENCHA O QUADRO ABAIXO:







Questão 131


DENTRO DAS PALAVRAS PODEM SER ENCONTRADAS OUTRAS PALAVRAS.

  1. ENCONTRE A PALAVRA TIA EM UMA DAS PALAVRAS ABAIXO E CONTORNE-A.

  2. ENCONTRE A PALAVRA GOSTA EM UMA DAS PALAVRAS ABAIXO E CONTORNE-A.

  3. ENCONTRE A PALAVRA AÇÃO EM UMA DAS PALAVRAS ABAIXO E CONTORNE-A.

  4. ESCREVA UMA PALAVRA QUE PODE SER ENCONTRADA DENTRO DE CADA PALAVRA:


  5. CAPIVARA _______________________________.



    APARECERAM _____________________________.



    PEGADAS ________________________________.








Questão 132


TIRE A LETRA H DAS PALAVRAS ABAIXO E VEJA A NOVA PALAVRA QUE SE FORMA:


CHAVE  SEM H FICA ________________________________________.

CHAMA  SEM H FICA ________________________________________.

BICHO  SEM H FICA ________________________________________.







Questão 133


VEJA AS IMAGENS E ESCREVA O NOME.








Questão 134


AS PALAVRAS A SEGUIR ESTÃO COM AS SÍLABAS EMBARALHADAS. DESEMBARALHE-AS.

DICA: TODAS AS PALAVRAS SÃO ESCRITAS COM CH.



NA-CHI ___________________________________



CHA-CON ___________________________________



LO-CO-CHI ___________________________________



LA-BO-CHA ___________________________________







Questão 135


LEIA AS PALAVRAS


OBSERVE QUE ESSAS PALAVRAS TÊM A LETRA H NO MEIO DA SÍLABA.

  1. SEPARE AS SÍLABAS DE CADA PALAVRA.






  2. QUE LETRA APARECE ANTES DE H NA PALAVRA FILHO?



  3. QUE LETRA APARECE ANTES DE H NA PALAVRA MARAVILHOSO?









Questão 136


LEIA E COMPARE AS PALAVRAS ESCRITAS A SEGUIR:


CADA PAR DE PALAVRAS É FALADO DA MESMA MANEIRA? POR QUÊ?







Questão 137


ACRESCENTE A LETRA H DEPOIS DA LETRA L, NAS PALAVRAS A SEGUIR, E FORME NOVAS PALAVRAS:

MALA _______________________________________



ROLA _______________________________________



MOLA _______________________________________



GALO _______________________________________



PALA _______________________________________



TELA _______________________________________







Questão 138


AGORA, OBSERVE OS DESENHOS ABAIXO E ESCREVA O NOME DAS PALAVRAS. DICA: ELAS TÊM L OU LH!








Questão 139


ENCONTRE PALAVRAS DENTRO DE PALAVRAS. CONTORNE-AS E ESCREVA NAS LINHAS:

FOLHAGEM: _______________________________________________



BUGALHOS: _______________________________________________



RESTOLHO: _______________________________________________



BARALHO: ________________________________________________



MALHADO: ________________________________________________







Questão 140


ENCONTRE PALAVRAS DENTRO DAS PALAVRAS A SEGUIR.








Questão 141


ESCREVA O NOME DO QUE ESTÁ REPRESENTADO EM CADA FOTO.








Questão 142


COMPLETE A CRUZADINHA COM OS NOMES DOS DESENHOS. NÃO SE ESQUEÇA DE OBSERVAR AS LETRAS QUE JÁ ESTÃO NOS QUADRINHOS: