Questão 1


NA BRINCADEIRA “O MESTRE MANDOU”, O MESTRE PEDIU A TODAS AS CRIANÇAS QUE ESTICASSEM O BRAÇO E SALTASSEM.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE AS CRIANÇAS DA IMAGEM.

  1. AS CRIANÇAS NÚMEROS 1, 2, 6 E 7 ERRARAM O MOVIMENTO, PORQUE NÃO ESTICARAM OS BRAÇOS NEM SALTARAM.
  2. A CRIANÇA NÚMERO 3 ERROU O MOVIMENTO, PORQUE NÃO SALTOU.
  3. A CRIANÇA NÚMERO 5 ERROU, PORQUE ESTICOU OS BRAÇOS, MAS NÃO SALTOU.


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Resposta correta: Alternativa A.

Comentários da questão: Esta atividade avalia o repertório básico sobre os nomes das partes do corpo que o aluno conhece. Sugerimos realizar a brincadeira “O mestre mandou” com os alunos, observar como realizam os movimentos e registrar, se possível, quais crianças tiveram dificuldade para obedecer os comandos com desenvoltura, para futura averiguação dos motivos. Em outra ocasião, solicitar a elas que executem os movimentos individualmente, isto é, fora da situação de grupo.






Questão 2


LIGUE AS PALAVRAS ÀS PARTES DO CORPO DO BONECO.


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Resposta correta:

Comentários da questão: Esta atividade avalia o repertório básico sobre os nomes das partes do corpo que o aluno conhece a partir de uma imagem. Com ela poderá demonstrar se sabe localizar e nomear essas partes do corpo. Compare o desempenho do aluno nesta atividade com o desempenho na atividade anterior. As duas atividades podem indicar melhor o grau de domínio em relação a esse conteúdo.






Questão 3


UM PERNILONGO PICOU VÁRIAS PARTES DO CORPO DE ANITA. ESSAS PARTES FICARAM MUITO VERMELHAS E INCHADAS. DESENHE AS MANCHAS DAS PICADAS DO CORPO DE ANITA:


  • NO DEDÃO DO PÉ
  • EM UM DOS TORNOZELOS
  • NA TESTA
  • EM UM DOS PULSOS


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Resposta correta: O aluno deve desenhar manchas nas seguintes regiões do corpo: dedão do pé; um dos tornozelos; testa e um dos pulsos.

Comentários da questão: Esta atividade avalia o repertório mais ampliado em relação às partes do corpo. As dificuldades poderão aparecer em identificar os tornozelos e os pulsos. Nesse caso, sugerimos o recurso da repetição com variações para reforço e aquisição desse repertório.






Questão 4


NA IMAGEM O ATLETA APARECE QUEBRANDO TIJOLOS COM QUAL PARTE DO CORPO? ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA:

  1. O PESCOÇO.
  2. O COTOVELO
  3. O CALCANHAR.
  4. O TORNOZELO.


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Resposta correta: Alternativa B.

Comentários da questão: O desempenho do aluno nesta atividade deve ser comparado ao seu desempenho na atividade anterior. O acerto desta, por exemplo, indica ampliação de repertório sobre as partes do corpo humano, ainda que a criança não tenha conseguido identificar todas as partes da atividade anterior. Para os que não conseguiram se referir a essa parte do corpo, sugerimos o recurso da repetição com variações para reforço e aquisição desse repertório.






Questão 5


EM QUE DEDO A MULHER COLOCOU O ANEL?

ESCOLHER A ALTERNATIVA CORRETA:

  1. A MULHER COLOCOU O ANEL NO DEDINHO.
  2. A MULHER COLOCOU O ANEL NO POLEGAR.
  3. A MULHER COLOCOU O ANEL NO ANELAR.
  4. A MULHER COLOCOU O ANEL NO INDICADOR.


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Resposta correta: Alternativa C.

Comentários da questão: Conhecer os nomes científicos dos dedos é quase uma sofisticação para essa faixa etária. Se o aluno respondeu corretamente às questões 3, 4 e 5, ainda que parcialmente, podemos considerar que os objetivos foram plenamente atingidos. Para os que não conseguiram usar os nomes científicos para os dedos, sugerimos o trabalho com poemas e canções para ajudá-los a gravarem seus nomes. Eis algumas canções e vídeos que podem ser encontradas na Internet:

  • O nome dos dedos, de Alda Casqueira Fernandes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=06k6TynRaMI. Acesso em: 05 jan. 2018.
  • Polegares. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Sg8_NLhE7oA.Acesso em: 05 jan. 2018.






Questão 6


ESCREVA OS NOMES DAS SEGUINTES PARTES DO CORPO:


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Resposta correta: Pé, mão, orelha, joelho e cotovelo.

Comentários da questão: Esta atividade avalia se o aluno sabe escrever os nomes de algumas partes do corpo humano. Nela relaciona duas formas gráficas de expressão: a ilustração em imagem e a escrita. Naturalmente, a execução da tarefa irá depender do grau de domínio da escrita. Possíveis erros ou lacunas de respostas podem indicar tanto a falta de maturidade para a escrita como o desconhecimento do nome da parte do corpo que está sendo solicitada. Verifique oralmente qual é a dificuldade do aluno, isto é, se ele não escreveu por desconhecer o nome da parte do corpo ou se não soube como escrevê-la. No segundo caso, ajude-o a escrever a partir da repetição oral da palavra.
Avalie se necessário fornecer um banco com as palavras.






Questão 7


QUAIS PARTES DO CORPO UMA PESSOA MOVIMENTA AO REALIZAR O EXERCÍCIO CHAMADO POLICHINELO?

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE AS CRIANÇAS DA IMAGEM.

  1. MOVIMENTA AS MÃOS SEM MOVER O ANTEBRAÇO.
  2. MOVIMENTA OS PÉS SEM MOVER AS PERNAS.
  3. MOVIMENTA OS BRAÇOS, OS ANTEBRAÇOS, AS PERNAS E OS PÉS.
  4. MOVIMENTA AS PERNAS SEM MOVIMENTAR OS ANTEBRAÇOS.


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Resposta correta: Alternativa C.

Comentários da questão: Se notar que os alunos têm dificuldade para responder a esta atividade, solicite que realize os movimentos de polichinelo e observem quais partes do corpo utilizam.






Questão 8


ESCOLHA A ALTERNATIVA COM DUAS PARTES DO SEU CORPO RESPONSÁVEIS POR QUALQUER ARTICULAÇÃO.

  1. BRAÇO E ANTEBRAÇO.
  2. JOELHOS E PULSOS.
  3. PERNAS E PÉS.
  4. NARIZ E ORELHAS.


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Resposta correta: Alternativa B.

Comentários da questão: Se observar que há dificuldades para responder à atividade, explicar o significado da palavra “articulação”, dizendo que se refere a partes do corpo que nos permite fazer movimentos. É possível que seja necessário lembrar as atividades feitas na Sequência Didática 2 para que ele possa responder à questão. Respostas corretas para as questões 7 e 8 indicam um bom domínio do conteúdo de conhecimento trabalhado: partes externas das articulações do corpo humano.






Questão 9


EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE O MODO DE JOGAR O ESPORTE.










Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

(EF01CI04)

Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Resposta correta: O futebol americano pode ser jogado com as mãos, possibilitando um contato físico maior e o futebol brasileiro com os pés e qualquer contato físico maior é considerado falta.

Comentários da questão: Embora hajam regras diferentes o objetivo maior é que os alunos mencionem as partes do corpo usadas em cada esporte.






Questão 10


OBSERVE AS IMAGENS APRESENTADAS. EM SEGUIDA, FAÇA UM X NA SITUAÇÃO IRREAL.


Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

(EF01CI04)

Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Resposta correta: Espera-se que os alunos mencionem que animais como cães e gatos por vezes utilizam a boca para pegar e carregar objetos, utilizam as patas para se locomover e até para empurrar objetos, mas não as utilizam para segurar os objetos como os seres humanos.

Comentários da questão: Nesta atividade, os alunos poderão observar as partes diferentes do corpo humano e também as partes do corpo do cachorro, associando essas partes ao seu uso em determinadas atividades.






Questão 11


NAS IMAGENS, DUAS PESSOAS USAM OBJETOS PARA LEVAR A COMIDA ATÉ A BOCA, MAS ELES NÃO SÃO IGUAIS. CITE DUAS DIFERENÇAS ENTRE ELES.










Resolução:

(EF01CI02)

Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

(EF01CI04)

Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Resposta correta: Espera-se que os alunos observem que uma das pessoas utiliza talheres para se alimentar, e a outra se alimenta com hashis.

Comentários da questão: A expectativa é de que os alunos reconheçam que os artefatos usados para se alimentarem fazem parte de um repertório da formação cultural. Espera-se que a composição do conjunto de imagens permita que os alunos percebam essas generalizações e particularidades, o que não é tão fácil para crianças desta faixa etária.






Questão 12


VOCÊ SABE DIZER POR QUE NÃO DEVEMOS CORRER, JOGAR BOLA E ESCALAR OBJETOS EM LOCAIS PÚBLICOS COMO UM SUPERMERCADO OU UM SHOPPING CENTER? CITE ALGUNS LUGARES ONDE PODEMOS BRINCAR E NOS MOVIMENTAR COM MAIS LIBERDADE.










Resolução:

(EF01CI04)

Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

(EF01CI03)

Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

Resposta correta: Espera-se que os alunos façam referências às configurações desses lugares para justificar a inadequação e adequação de certos comportamentos em alguns espaços públicos, mostrando compreensão em relação às regras - muitas vezes impostas - ensinadas pelos adultos. Por exemplo, jogar bola no supermercado não é permitido, porque pode provocar estragos nas prateleiras, pode machucar alguém e atrapalhar a circulação das pessoas pelas gôndolas. Podem citar como locais para brincar e se movimentar com mais liberdade parques e praças.

Comentários da questão: Se a resposta for do tipo “porque minha mãe não deixa”, considere que esse aluno ainda não compreendeu as diferentes funções dos espaços públicos e a necessidade de nos comportarmos de acordo com essas diferenças. É importante também que reconheçam os benefícios dos parques públicos para poderem satisfazer as necessidades de expansão de seus movimentos e do brincar com liberdade.






Questão 13


O QUE AS PESSOAS FAZEM NA IMAGEM. VOCÊ JÁ VIU ALGUMA SITUAÇÃO SEMELHANTE?










Resolução:

(EF01CI04)

Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Resposta correta: Os alunos deverão responder que as pessoas estão em uma corrida. Espera-se que os alunos apenas reforcem a habilidade ou faculdade de compreender as necessidades de pessoas em condições diferentes das dela.

Comentários da questão: Caso algum aluno seja portador de deficiência física, ele poderá responder à questão com conhecimento próprio e falar um pouco de suas experiências de inclusão e exclusão.






Questão 14


LEIA COMO UM MENINO DESCREVE QUATRO MOMENTOS DIFERENTES DE SUA HISTÓRIA DE VIDA. NUMERE OS MOMENTOS DESCRITOS NA ORDEM EM QUE ACONTECERAM.


Resolução:

(EF01HI01)

Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

Resposta correta:

Comentários da questão: Nesta atividade, estão em jogo três tipos de conhecimento: a ordem numérica, a ordem cronológica de fatos e a identificação da evolução de uma pessoa, no caso uma criança, durante sua vida. Caso os alunos mostrem dificuldade em realizar a tarefa, verifique o tipo de dificuldade que o está impedindo de realizá-la.






Questão 15


QUAL DAS IMAGENS REPRESENTA O MEIO DO DIA?

  1. A IMAGEM 3.
  2. A IMAGEM 2.
  3. A IMAGEM 1.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: A imagem 2 representa o meio-dia e início da tarde.

Comentários da questão: Caso algum aluno apresente dificuldade para realizar a tarefa, converse com ele explicando a proposta. Se perceber que a dificuldade se refere à habilidade em questão, isto é, em nomear as sequências dos períodos de tempo de um dia, prepare uma atividade individual na qual ele possa rever o conteúdo. Considere, porém, que a noção do tempo depende de um processo interno de percepção e de maturidade adequada. Acompanhe esse processo ao longo do bimestre ou até mesmo do ano.






Questão 16


JOÃOZINHO REALIZA UMA SÉRIE DE ATIVIDADES EM SUA ROTINA. RELACIONE ALGUMAS DESSAS ATIVIDADES COM AS PAISAGENS DO CÉU.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: 1 - A; 2 - C; 3 - B.

Comentários da questão: Esta atividade avalia a relação entre os ritmos da natureza e a rotina dos alunos. Eles deverão associar a imagem da cena do almoço com a paisagem do Sol a pino, menino brincando à tarde e a cena do menino acordando com o Sol nascente. Aos que apresentarem dificuldade em fazer as associações corretas, retome as explicações da Sequência Didática número 4.






Questão 17


ESCREVA OS NOMES DOS TRÊS PERÍODOS QUE PODEMOS IDENTIFICAR EM UM DIA.










Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Manhã, tarde e noite.

Comentários da questão: Esta questão avalia se os alunos podem discernir os três períodos do dia. Se algum aluno apresentar dificuldade, verifique, inicialmente, se o problema não está na dificuldade em escrever. Converse com ele, de forma que possa responder à atividade oralmente. Em seguida, oriente-o na escrita das palavras.






Questão 18


DE ACORDO COM O QUE VOCÊ RESPONDEU NA QUESTÃO ANTERIOR, DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ COSTUMA REALIZAR EM CADA PERÍODO.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

(EF01CI06)

Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Resposta correta: Espera-se que os alunos citem, para manhã, atividades como acordar, escovar os dentes, tomar banho, tomar café da manhã, ir para a escola, ou trabalhar caso se refira a um adulto. Para tarde, o aluno pode citar almoçar, estudar, brincar, assistir tevê, navegar na internet etc. Para noite, pode citar jantar, estar com a família, tomar banho e dormir. Não há respostas corretas, pois alguns alunos podem citar, por exemplo, que tomam banho de manhã, outros à tarde, outros à noite; além disso, por se tratar de uma divisão longa de períodos longos, eles tanto podem se referir, por exemplo, à tarde como período de almoçar, como para estudar, ou à noite, como período para jantar ou dormir. Certifique-se, contudo, que entenderam o conceito dos períodos e se responderam adequadamente de acordo com sua realidade.

Comentários da questão: Esta questão avalia se os alunos expressam a relação entre sua rotina básica e as alterações das condições de luminosidade na Terra provocadas pela trajetória aparente do Sol. É possível que alguns alunos sintam dificuldade em realizar esta atividade de forma ordenada. Nesse caso, oriente-os na ordenação dos períodos e pergunte-lhes o que costumam fazer nesses períodos. Se julgar pertinente, você pode propor que realizem um desenho representando a manhã, um representando a tarde e outro representando a noite.






Questão 19


HÁ PESSOAS QUE NÃO SEGUEM A ROTINA ORIENTADA PELA POSIÇÃO DO SOL PORQUE PRECISAM TRABALHAR DURANTE TODA NOITE, ENQUANTO A MAIORIA DAS PESSOAS DORME. ESCOLHA A ALTERNATIVA ONDE APARECE UM PROFISSIONAL QUE COSTUMA TRABALHAR DURANTE TODO O PERÍODO NOTURNO.

  1. ENFERMEIRO.
  2. VENDEDOR.
  3. TRABALHADOR RURAL.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

(EF01CI06)

Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Resposta correta: Alternativa A.

Comentários da questão: Esta questão avalia se o aluno percebe a rotina de outra pessoa, reconhecendo a simultaneidade de fatos em lugares diferentes. Para os que demonstrarem dificuldade em responder a esta atividade, sugerimos recorrer a situações familiares a eles, para promover a compreensão dessa relação.






Questão 20


NAS FÉRIAS, A FAMÍLIA DE PEDRO RESOLVEU PASSAR UMA SEMANA NA PRAIA. ELE SE DIVERTIU MUITO DURANTE ESSE PERÍODO. QUANDO VOLTOU PARA CASA, FICOU CURIOSO: QUANTOS DIAS ELE E SUA FAMÍLIA PASSARAM NA PRAIA? ELE LEMBROU DOS NOMES DOS DIAS DA SEMANA, CONTOU NOS DEDOS, OLHOU NO CALENDÁRIO E CHEGOU A UMA CONCLUSÃO. QUANTOS DIAS PEDRO E SUA FAMÍLIA PASSARAM NA PRAIA?

  1. TRINTA.
  2. CINCO.
  3. SETE.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Alternativa C.

Comentários da questão: Caso observe que os alunos apresentam dificuldade para responder ou estão confundindo a semana com outros períodos de tempo, releia o enunciado e peça que atentem para o detalhe de que Pedro recorreu à lembrança dos nomes dos dias da semana e contou nos dedos. Peça então que os alunos digam o nome dos dias da semana e contem quantos são.






Questão 21


EM QUAL DAS FRASES A SEGUIR APARECE O NOME DE UM DIA DA SEMANA?

  1. ONTEM FOI DIA DE COMER PIZZA.
  2. MINHA MÃE FAZ ANIVERSÁRIO EM JANEIRO.
  3. AMANHÃ, SÁBADO, IREI À CASA DA MINHA AVÓ.

QUE DIA É ESSE?






Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Alternativa D. Sábado.

Comentários da questão: As frases das alternativas usam advérbios de tempo (ontem e amanhã) e nomes referentes às escalas de tempo dos meses e dos dias da semana. A resposta correta mostrará que os alunos reconhecem o nome “sábado” como um dos dias da semana e não se deixaram confundir com as demais referências temporais das outras frases. Aos alunos que não responderem corretamente essa questão, sugerimos a revisão de atividades destinadas à identificação desses nomes e dos seus significados.






Questão 22


MARCELO DEIXOU CAIR TINTA AMARELA NO SEU CALENDÁRIO DA SEMANA E ACABOU MANCHANDO ONDE ESTAVA ESCRITO O NOME DE UM DIA DA SEMANA. DESCUBRA E ESCREVA O DIA DA SEMANA QUE ESTÁ ESCONDIDO EMBAIXO DA TINTA.






Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Quinta-feira.

Comentários da questão: A questão avalia se os alunos têm o domínio da sequência dos dias da semana e seus nomes. Aos alunos que não souberem responder corretamente a questão, sugerimos rever a sequência a partir de práticas no dia a dia da escola. Não recomendamos a repetição pura e simples da sequência.






Questão 23


ESCOLHA A FRASE ONDE ESTÃO ESCRITOS OS NOMES DE DOIS DIAS ÚTEIS DA SEMANA.

  1. AOS SÁBADOS E DOMINGOS NÃO VAMOS À ESCOLA.
  2. TERÇA-FEIRA E DOMINGO SÃO DIAS DE FEIRA PERTO DE CASA.
  3. MINHA MÃE SÓ TRABALHA NA SEGUNDA-FEIRA E NA SEXTA-FEIRA.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Alternativa C.

Comentários da questão: Esta é uma questão que avalia se a criança reconhece dois subperíodos na semana. Em geral, as crianças começam a assimilar essa divisão quando iniciam suas atividades escolares. Aos alunos que não souberem responder a esta questão, sugerimos a reformulação da pergunta acrescentando informações sobre o que as pessoas fazem em cada um desses subperíodos. Persistindo a dificuldade, promova práticas em sala de aula que os auxiliem a perceber as diferenças de rotinas nesses períodos. Por exemplo: diferenciar as despedidas no final das aulas das sextas-feiras usando algum ritual especial que marque o prolongamento do período em que ficarão sem vir à escola; e comemorar o retorno às aulas nas segundas-feiras, fazendo referências aos fatos ocorridos nos finais de semana.






Questão 24


OBSERVE AS DUAS FIGURAS A SEGUIR. CONTORNE DE LARANJA A CENA QUE REPRESENTA UM DIA DO FINAL DE SEMANA E CONTORNE DE AZUL A CENA QUE REPRESENTA UM DIA ÚTIL DA SEMANA NA ROTINA DE CRIANÇAS.


Resolução:

(EF01CI06)

Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Resposta correta: Figura A, contorno AZUL, e figura B, contorno LARANJA

Comentários da questão: As respostas deverão refletir a compreensão das diferentes rotinas nos subperíodos da semana. Os alunos deverão explicar que a figura A representa um “dia útil” porque as crianças estão na escola. A figura B até pode se referir a um dia útil, mas ela parece ser um dos dias do final de semana, porque há muitas crianças brincando e nenhuma carrega, por exemplo, mochila escolar. Aos alunos que não souberem responder corretamente à questão, sugerimos investigar os motivos pelos quais inverteram as respostas ou não responderam. É possível que não tenham compreendido o enunciado ou que não tenham se reconhecido nas imagens. Persistindo a dificuldade, promova práticas em sala de aula que os auxiliem a perceber as diferenças de rotinas nesses períodos. Por exemplo: diferenciar as despedidas no final das aulas das sextas-feiras usando algum ritual especial que marque o prolongamento do período em que ficarão sem vir à escola; e comemorar o retorno às aulas nas segundas-feiras, fazendo referências aos fatos ocorridos nos finais de semana.






Questão 25


EM QUE DIA E MÊS VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO? IDENTIFIQUE-OS NO CALENDÁRIO A SEGUIR: CONTORNE O DIA DE VERMELHO E PINTE O QUADRADO DO MÊS DE AMARELO.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Resposta pessoal.

Comentários da questão: Verifique se todos os alunos sabem o dia e o mês em que fazem aniversário, se reconhecem o nome desse mês no calendário e se identificam a unidade temporal de um mês no conjunto anual de meses que aparece no calendário. Este último quesito pode ser avaliado pelo conjunto contornado na representação do calendário. Aos alunos que não souberem, peça que perguntem a seus familiares e realizem a atividade em casa. Procure reforçar a informação sobre o mês de nascimento dos alunos no contexto do ano e do calendário.






Questão 26


QUANTOS DIAS PODEM TER OS MESES DO ANO? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

  1. OS MESES PODEM TER 7 OU 8 DIAS.
  2. TODOS OS MESES TÊM 30 DIAS.
  3. ALGUNS MESES TÊM 30 DIAS, OUTROS TÊM 31 DIAS. O MÊS DE FEVEREIRO TEM 28 DIAS.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Alternativa C.

Comentários da questão: Aos alunos que não souberem responder corretamente à questão, apresentar o calendário unitário para ajudá-lo a contar os dias de um mês com 30 dias, outro mês com 31 dias e o mês de fevereiro. Ainda não é o momento de explicar os motivos desta variação. Trata-se apenas de constatar essa divisão.






Questão 27


ALGUNS EVENTOS OU COMEMORAÇÕES CARACTERIZAM DETERMINADOS MESES. RELACIONE CADA UMA DAS SITUAÇÕES A SEGUIR A UM MÊS:


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

(EF01CI05)

Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

Resposta correta: Festa de Ano-Novo - Janeiro; Festa Junina - Junho; Dia das Crianças - Outubro.

Comentários da questão: Os eventos apresentados são referências que nos ajudam a nos situar no tempo. Esta questão permite verificar quanto os alunos já conseguem associar esses eventos aos meses de ocorrência. Aos que não souberem responder corretamente à questão, sugerimos reforços de atividades e práticas em sala de aula que destaquem esses eventos anuais durante o ano escolar.






Questão 28


RESOLVA O PROBLEMA:

NO INÍCIO DO ANO LETIVO DA TURMA DE GUSTAVO, A PROFESSORA COMBINOU QUE, NO FINAL DE TODO MÊS, HAVERIA UMA FESTA COM BOLO EM HOMENAGEM AOS ANIVERSARIANTES DO MÊS.

JOÃO FAZ ANIVERSÁRIO EM FEVEREIRO, GUSTAVO FAZ ANIVERSÁRIO EM ABRIL E SAMANTHA FAZ ANIVERSÁRIO EM SETEMBRO. DE QUEM SERÁ A PRIMEIRA FESTA DO ANO?






Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: A primeira festa do ano será de João.

Comentários da questão: Sem apoio do calendário e em forma de problema, esta questão permite verificar se os alunos conseguem operar mentalmente a ordem dos meses. Observar, porém, que o enunciado apresenta as crianças na mesma ordem dos meses, o que pode facilitar a organização sequencial mental. Aos alunos que não souberem resolver o problema, sugerimos apresentar o calendário anual para resolvê-lo a partir da observação do calendário.






Questão 29


RESOLVA ESTE PROBLEMA:

AINDA NA TURMA DE GUSTAVO, SÍLVIA FAZ ANIVERSÁRIO EM JULHO, EMÍLIA FAZ ANIVERSÁRIO EM DEZEMBRO E CAETANO FAZ EM ABRIL. DE QUEM SERÁ A ÚLTIMA FESTA DO ANO?






Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: A última festa do ano será de Emília.

Comentários da questão: Sem apoio do calendário e em forma de problema, esta questão permite verificar se os alunos conseguem operar mentalmente a ordem dos meses sem apoio do calendário. Diferentemente da questão anterior, porém, seu enunciado não apresenta os nomes dos aniversariantes na ordem sequencial dos meses. O que dificulta a associação automática e exige um nível de abstração maior para organização sequencial dos meses de aniversário. Aos alunos que não souberem resolver o problema, sugerimos apresentar o calendário anual para resolvê-lo a partir de sua observação.






Questão 30


LEIA ATENTAMENTE AS PALAVRAS DOS QUADROS A SEGUIR. DEPOIS, PINTE AQUELE QUE SE REFERE AO AMBIENTE DA ESCOLA.


Resolução:

(EF01HI03)

Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Resposta correta: O aluno deve pintar o quadro à esquerda: professora, lousa, carteira, aluno, merendeira, diretora, aula.

Comentários da questão: Esta atividade avalia se os alunos reconhecem dois espaços sociais diferentes a partir de objetos e sujeitos. Caso algum aluno apresente dificuldade para realizá-la, verifique, inicialmente, se ele conseguiu fazer a leitura das palavras nos quadros corretamente. Em seguida, faça perguntas para perceber se ele reconhece os lugares como conjuntos sociais diferentes. Você pode perguntar, por exemplo, qual o local onde há guarda-roupa, e em qual local há lousa, em qual local ele convive com familiares e em qual local convive com professora, diretora, merendeira, e assim por diante.






Questão 31


PREENCHA OS RETÂNGULOS VAZIOS COM OS NOMES DOS PAPÉIS DAS PESSOAS INDICADAS COM AS SETAS. DEPOIS, ESCOLHA AS ALTERNATIVAS QUE MOSTRAM O QUE VOCÊ ESCREVEU:



Resolução:

?

(EF01HI03)

Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Resposta correta: Alternativa B - No retângulo verde, os alunos devem escrever “professora”; e no retângulo azul, deve escrever “alunos”.

Comentários da questão: Esta atividade avalia se a criança identifica seu papel dentro da escola e reconhece o papel do adulto que está dentro da sala de aula, isto é, o professor. Pode acontecer de algum aluno escrever “mulher” para a professora e/ou “menino” para o aluno. Nesse caso, a resposta estará incorreta e indica que ele ou não compreendeu o enunciado, ou não consegue ainda distinguir os papéis dos sujeitos da sala de aula. Aos que apresentarem dificuldade, retomar as explicações sobre o tema e proceder com práticas cotidianas que lhes permitam compreender os diferentes papéis que as pessoas assumem em ambientes sociais diferentes.






Questão 32


CONTORNE, COM LÁPIS DE COR VERMELHO, O COMPORTAMENTO INADEQUADO NA CENA. POR QUÊ?



Resolução:

(EF01HI03)

Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Resposta correta: Espera-se que os alunos contornem a menina jogando bola.

Comentários da questão: Esta questão avalia se os alunos conseguem distinguir seu papel e sua responsabilidade no ambiente social da sala de aula. Se observar alguma dificuldade, converse com eles sobre a cena, pedindo que descrevam o que cada personagem está fazendo. É importante que observem que o menino com o skate e a menina se olhando no espelho não estão cumprindo com responsabilidade sua função de alunos e que deveriam fazer sua parte no conjunto social da sala de aula. Se julgar necessário, retome as explicações sobre o tema comentando outras situações e exemplos.






Questão 33


ESCOLHA UM ADULTO DE SUA FAMÍLIA OU UM ADULTO DE SUA ESCOLA. MENCIONE DUAS FUNÇÕES QUE ESSA PESSOA CUMPRE: SUA FUNÇÃO DENTRO DA FAMÍLIA E SUA FUNÇÃO PROFISSIONAL.



Resolução:

(EF01HI03)

Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Resposta correta: Resposta pessoal.

Comentários da questão: Verifique se os alunos conseguem relatar as diferenças entre as funções das pessoas citadas. Trabalhe oralmente com aqueles que tiverem dificuldade, por exemplo: se escolheu o tio, pergunte qual é a profissão desse tio e explique que essa é sua função profissional; se escolheu a diretora, explique que, se ela for casada, é esposa, se tiver filhos, é mãe, se tiver irmãos, é irmã etc. Procure incentivá-los e realizar essas relações.






Questão 34


COMPLETE O R.G. COM SEUS DADOS. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO E CARIMBE SUA DIGITAL.



Resolução:

(EF01HI06)

Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Resposta correta: Resposta pessoal.

Comentários da questão: Esta atividade avalia tão somente se os alunos identificam uma árvore genealógica entre outras. Se algum aluno não a reconhecer, certifique-se se ele compreendeu o que está sendo solicitado. Depois disso, se a dificuldade persistir, recordar com ele as atividades relacionadas a configurações familiares.






Questão 35


RELACIONE OS ELEMENTOS DA COLUNA DA ESQUERDA COM OS ELEMENTOS DA COLUNA DA DIREITA DE ACORDO COM OS VÍNCULOS DE FAMÍLIA:



Resolução:

(EF01HI06)

Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Resposta correta: Avós - neto ou neta; tio ou tia - sobrinho ou sobrinha; mãe e pai - filho ou filha.

Comentários da questão: Esta atividade avalia os conhecimentos dos alunos a respeito dos nomes correspondentes às relações de vínculos familiares. Se algum aluno não reconhecer alguma(s) relação(ões), avaliar onde está a dificuldade e se correspondem à ausência real desses relacionamentos. Em seguida, explique essas relações de vínculos e seus nomes com exemplos de relações conhecidas pelo aluno.






Questão 36


RESOLVA ESTE PROBLEMA.

A MÃE DE ARTHUR TEM DUAS IRMÃS. O PAI DE ARTHUR TEM UMA IRMÃ E UM IRMÃO. QUANTAS TIAS ARTHUR TEM? E QUANTOS TIOS? ENTRE TIOS E TIAS, QUANTOS TIOS NO TOTAL ELE TEM? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

TIAS:_____________________

TIOS:_____________________

TOTAL DE TIOS DE ARTHUR:_____________________

  1. TRÊS TIAS, UM TIO; QUATRO TIOS NO TOTAL.
  2. DUAS TIAS, DOIS TIOS, QUATRO TIOS NO TOTAL
  3. TRÊS TIOS, UMA TIA; QUATRO TIOS NO TOTAL.
  4. UMA TIA E UM TIO; DOIS TIOS NO TOTAL.


Resolução:

(EF01HI06)

Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Resposta correta: Alternativa A. Três tias, um tio; quatro tios no total.

Comentários da questão: Esta atividade avalia se os alunos conseguem perceber o conjunto de tios que têm considerando os tios paternos e maternos. Observe se os alunos utilizaram, no espaço para rascunho, traços ou bolinhas para representar a contagem. Caso algum aluno demonstre dificuldade em resolver o problema, você poderá ajudá-lo pedindo que conte nos dedos da mão direita o conjunto de tios maternos e na mão esquerda o conjunto de tios paternos; depois, que marque os dedos e os some para dar a resposta do total de tios de Arthur. Após essa contagem, você poderá também solicitar aos alunos que comentem quanto tios eles têm.






Questão 37


OBSERVE O ESQUEMA DA ÁRVORE DE FAMÍLIA DA ALICE. QUAL PARENTE DELA ESTÁ SEM FOTOGRAFIA? ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA:

  1. A AVÓ MATERNA.
  2. O AVÔ PATERNO.
  3. O AVÔ MATERNO.
  4. A AVÓ PATERNA.


Resolução:

(EF01HI06)

Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Resposta correta: Alternativa D. A avó paterna.

Comentários da questão: Esta atividade avalia se os alunos percebem as posições esquemáticas do gráfico da árvore genealógica e se usam corretamente a designação lateral dos ascendentes familiares, isto é, a referência materna e paterna dos avós. Caso algum aluno demonstre dificuldade, verifique se isso ocorre porque ele não compreendeu o esquema ou porque ainda não faz distinção entre as ascendências. Pergunte sobre seus avós para essa verificação e monte um esquema individual com ele.






Questão 38


A BISAVÓ DESTACADA NA CAIXA AZUL DA ÁRVORE DA FAMÍLIA DA ANA É A MÃE DA SUA AVÓ.
QUAL A RELAÇÃO DE PARENTESCO DELA COM A MÃE DE ANA? ESCOLHA UMA DAS ALTERNATIVAS:

  1. ELA É MÃE DO PAI DE ANA.
  2. ELA É MÃE DA MÃE DE ANA.
  3. ELA É AVÓ MATERNA DA MÃE DE ANA.
  4. ELA É AVÓ PATERNA DA MÃE DE ANA.


Resolução:

(EF01HI06)

Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Resposta correta: Alternativa C. Ela é avó materna da mãe de Ana.

Comentários da questão: Tal como a atividade anterior, esta questão também avalia se os alunos percebem as posições esquemáticas do gráfico da árvore genealógica e se usam corretamente a designação lateral dos ascendentes familiares, isto é, a referência materna e paterna, agora dos bisavós. A questão é um pouco mais complexa porque requer maior afastamento de ascendentes. Caso algum aluno demonstre dificuldade, verificar se ele acertou a questão anterior e se a dificuldade em realizar essa tarefa está relacionada à escala da ascendência. Se a dificuldade for decorrente da não compreensão do esquema ou porque ainda não faz distinção entre as ascendências, retomar com ele uma conversa sobre a árvore genealógica refazendo a sua árvore familiar.






Questão 39


RELEMBRE ALGO QUE DESCOBRIU DA HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA E DESENHE UM OBJETO QUE ERA DO TEMPO DE SEUS AVÓS.

ESCREVA ABAIXO O NOME DESSE OBJETO.






Resolução:

(EF01HI06)

Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Resposta correta: Resposta pessoal.

Comentários da questão: Considerar a importância do significado da palavra “descoberta”. Os alunos deverão fazer referência a um fato que antes lhe era desconhecido, e expressar essa descoberta por meio de um desenho simples, contando o nome de um objeto para documentar esse fato. Por exemplo, se um aluno descobriu que seus avós utilizavam uma caneta tinteiro ou um ferro de passar roupas a carvão poderão desenhar esses objetos.

Neste momento, você deverá avaliar a compreensão dos alunos e a habilidade em relatar um fato estudado. Aos que apresentarem dificuldade, você poderá ajudá-los a organizar os procedimentos que ele realizou, perguntando-lhes, que fato descobriram que não conheciam, e se algum objeto lhe foi apresentado durante a conversa.






Questão 40


OBSERVE A FAMÍLIA E RESPONDA:

  1. QUANTOS CASAIS DE IDOSOS HÁ NA IMAGEM?



  2. QUANTAS CRIANÇAS VOCÊ VÊ NA ILUSTRAÇÃO?




Resolução:

(EF01HI07)

Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

Resposta correta: A) Um casal de idosos.
B) Três crianças.

Comentários da questão: É possível observar na imagem dois casais de adultos mais um casal de jovens e um casal de idosos; três crianças que parecem ser filhos de um dos casais, o casal de jovens pode ser filho e namorada ou filha e namorado do casal mais maduro à esquerda da imagem. Nos casos de erros e dúvidas, conversar com os alunos sobre a imagem, fazendo essa descrição para que percebam as relações de parentescos de tios e primos.






Questão 41


ESCREVA O NOME DE DUAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA E O TIPO DE PARENTESCO QUE ELAS TÊM COM VOCÊ.










Resolução:

(EF01HI07)

Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

Resposta correta: Pai e mãe ou responsáveis e filhos, inclusive os adotados.

Comentários da questão: Aos alunos que apresentarem dúvidas, verificar se estão trocando os nomes dos grupos familiares ou se realmente não compreenderam a classificação. Permita que se expressem oralmente e esclareça as dúvidas.






Questão 42


QUAIS SÃO OS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA, COM OS QUAIS VOCÊ CONVIVE, QUE SÃO MAIS VELHOS QUE VOCÊ?










Resolução:

(EF01HI03)

Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Resposta correta: Pai, mãe, tios, avós ou irmãos.

Comentários da questão: Aos que apresentarem dúvidas, verifique se estão trocando os nomes dos grupos familiares ou se realmente não compreenderam a classificação. Permita que se expressem oralmente caso não consigam se expressar por escrito.






Questão 43


OBSERVE A IMAGEM E FAÇA UM X NAS FRASES CORRETAS:

  1. A FAMÍLIA TEM UM NÚMERO MAIOR DE CACHORROS.
  2. A FAMÍLIA TEM MENOS INTEGRANTES QUE CACHORROS.
  3. NO PASSADO, A FAMÍLIA ERA MAIS NUMEROSA, POIS OS CASAIS TINHAM MUITOS FILHOS.
  4. HOJE EM DIA, A MAIORIA DOS CASAIS TEM POUCOS FILHOS, PORTANTO, É UMA FAMÍLIA MENOR QUE A DO PASSADO.


Resolução:

(EF01HI07)

Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

Resposta correta: Itens C e D.

Comentários da questão: No passado, as famílias nucleares eram mais numerosas, porque tinham grande quantidade de filhos. Hoje, as famílias têm menos filhos e existe um número maior de filhos únicos. Aos alunos que apresentarem dúvidas, rever as comparações do passado com o presente. Solicite também uma consulta com seus familiares para pesquisar sobre o tema e fixar o conceito.






Questão 44


HOUVE MUDANÇA NOS PAPÉIS DOS HOMENS E DAS MULHERES NA FAMÍLIA COM O DECORRER DO TEMPO? ASSINALE:

  1. NÃO. NO PASSADO AS MULHERES CUIDAVAM DA CASA E DOS FILHOS, COMO OCORRE HOJE EM DIA.
  2. SIM. NO PASSADO OS HOMENS TRABALHAVAM E SUSTENTAVAM SUA FAMÍLIA, HOJE APENAS CUIDAM DAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS.
  3. SIM. HOJE A MAIORIA DAS MULHERES TRABALHA FORA E NÃO SE DEDICAM SOMENTE A ATIVIDADES DOMÉSTICAS COMO NO PASSADO.
  4. SIM. HOMENS E MULHERES QUE FORMAM FAMÍLIAS NA ATUALIDADE DIVIDEM RESPONSABILIDADES COM OS FILHOS E COM A CASA COM MAIS EQUILÍBRIO QUE NO PASSADO.


Resolução:

(EF01HI07)

Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

Resposta correta: Itens C e D.

Comentários da questão: As mulheres eram, na sua maioria, donas de casa e não trabalhavam fora. Elas eram mais dependentes dos homens porque não ganhavam seu próprio sustento. Os homens eram os provedores da família e não colaboravam em afazeres domésticos e nos cuidados com os filhos. Aos alunos que apresentarem dúvidas, rever as comparações do passado com o presente. Solicite que conversem com familiares femininos e masculinos mais velhos (avó e avô) para pesquisar sobre o tema.






Questão 45


COM QUAIS MATERIAIS SÃO CONSTRUÍDAS AS MORADIAS CHAMADAS DE CASA DE PAU A PIQUE?


  1. MADEIRA.
  2. TRONCOS E TIJOLOS DE BARRO.
  3. TIJOLOS E CIMENTO.
  4. CIMENTO ARMADO.


Resolução:

(EF01GE01)

Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola, etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Resposta correta: Alternativa B.

Comentários da questão: Esta questão avalia se o aluno reconhece um dos principais aspectos que diferem as moradias, isto é, o material de construção. Faça perguntas para perceber se ele reconhece o lugar como diferentes. Caso ele encontre dificuldade para responder a questão, fazer perguntas que o ajude a reconhecer aspectos a partir da observação de imagens de outras moradias estudadas.






Questão 46


OBSERVE AS IMAGENS E RELEMBRE DAS PAISAGENS DAS MORADIAS QUE CONHECEMOS. ESCREVA O TIPO DE MORADIA QUE PODEMOS ENCONTRAR NAS PAISAGENS DAS FIGURAS:



Resolução:

(EF01GE01)

Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola, etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Resposta correta: Os alunos terão várias opções de respostas. Explicar que devem focar nos tipos de moradias mais comuns que encontramos nessas paisagens. Seguem as opções de respostas: 1. Moradia de alvenaria ou edifício com apartamentos; 2. oca ou moradia de madeira ou de pau a pique; 3. moradia sobre palafitas, moradia de madeira, pau a pique ou alvenaria.

Comentários da questão: Esta questão avalia se o aluno associa as paisagens às moradias possíveis. A criança pode fazer os registros escritos de acordo com sua hipótese de escrita, mesmo que ainda não esteja plenamente alfabetizado. Alguns itens têm várias opções de resposta. Ajude a criança a perceber isso. Faça perguntas para verificar se ela reconhece os lugares como diferentes paisagens e contextos de moradias. Faça perguntas que a ajude a reconhecer aspectos a partir da observação da imagem.






Questão 47


PEDRINHO TEM SETE ANOS E SUA MORADIA FICA SOBRE AS PALAFITAS CONSTRUÍDAS NA BEIRA DE UM RIO. ENTRE AS CENAS DAS FIGURAS ABAIXO, QUAL DELAS NÃO FAZ PARTE DA ROTINA DO PEDRINHO?


  1. CENA 1.
  2. CENA 2.
  3. CENA 3.
  4. CENA 4.


Resolução:

(EF01GE01)

Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola, etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Resposta correta: Alternativa B - Cena 2.

Comentários da questão: Esta questão pretende reforçar e ampliar a apropriação do repertório de paisagens de referência para os tipos de moradia. Para resolvê-la, os alunos precisarão eliminar as cenas que fazem parte da paisagem que o Pedrinho pode observar no seu dia a dia, já que as moradias construídas sobre palafitas estão quase sempre localizadas à beira dos rios ou em áreas de alagamentos periódicos. Caso a criança não consiga compreender a comanda da questão pela leitura autônoma, o professor deverá ajudá-la a compreender a pergunta.






Questão 48


FAÇA UM DESENHO DE UM CAMINHO ESCUTANDO O RELATO DO PROFESSOR.

JULIA ESTÁ EM SUA CASA E VAI PARA A ESCOLA A PÉ. A ESCOLA DA JULIA FICA EM FRENTE À SUA CASA. ELA PRECISA APENAS ATRAVESSAR A RUA.

DESENHE A CASA DA JULIA E A ESCOLA. DEPOIS, DESENHE A JULIA INDO PARA A ESCOLA.


OBSERVE A FIGURA ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES 5 E 6.



Resolução:

(EF01GE09)

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referências espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

(EF01GE08)

Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

Resposta correta: Desenho pessoal.

Comentários da questão: A questão pretende fazer com que a criança exercite a representação, mas não se espera que ele a realize de maneira convencional. É interessante que o professor valorize as diferentes formas de se representar o espaço e a relação entre seus elementos. O professor pode fazer perguntas que levem a criança a refletir sobre o principal conceito da questão, que é a relação entre a escola e a casa e a direção em que a Julia está indo.






Questão 49


O MENINO NILO SE ENCONTRA NO CENTRO E ELE ESTÁ ESCREVENDO COM SUA MÃO DIREITA. RESPONDA AS PERGUNTAS SOBRE A POSIÇÃO DOS AMIGOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA.

  1. QUAL O NOME DA CRIANÇA SENTADA À FRENTE DO NILO?




  2. QUAL O NOME DA MENINA SENTADA ATRÁS DO NILO?




  3. QUANTAS CRIANÇAS ESTÃO AO LADO DO NILO?





Resolução:

(EF01GE09)

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referências espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Resposta correta: a) Pedro; b) Anita; c) 2.

Comentários da questão: Essa questão avalia se o aluno reconhece as referências espaciais frente, atrás e lado a partir da leitura da imagem.






Questão 50


QUAL O NOME DA CRIANÇA QUE ESTÁ SENTADA À ESQUERDA DO NILO?

  1. PEDRO
  2. MARCELO
  3. ANITA
  4. MARINA


Resolução:

(EF01GE09)

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referências espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Resposta correta: Alternativa D.

Comentários da questão: O reconhecimento da esquerda e da direita irá depender da maturidade da criança no domínio da sua lateralidade (esquerda/direita) e a capacidade de projetá-la corretamente numa representação bidimensional. O que não é tão simples. Caso a criança apresente dificuldade em identificar o lado esquerdo e o direito na figura, verificar primeiro se ela reconhece os seus próprios lados direito e esquerdo. Em seguida, posicione-se lateralmente a ela e peça que identifique os seus lados direito e esquerdo. Por último, fique de frente para ela, repita a pergunta e verifique.

No caso de ela ainda mostrar-se confusa em relação a esses lados, sugerimos aguardar sua evolução natural evitando repetir, por ora, a atividade.






Questão 51


OBSERVE AS PESSOAS QUE ESTÃO PRÓXIMAS A VOCÊ E RESPONDA :

  1. QUEM OU O QUE ESTÁ A SUA FRENTE?_______________________________________________
  2. QUEM OU O QUE ESTÁ AO SEU LADO DIREITO?________________________________________
  3. QUEM OU O QUE ESTÁ DO SEU LADO ESQUERDO?_______________________________________
  4. QUEM OU O QUE ESTÁ ATRÁS DE VOCÊ?______________________________________________


Resolução:

(EF01GE09)

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referências espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Resposta correta: As respostas são pessoais e variam conforme o contexto.

Comentários da questão: O objetivo é a criança se perceber em relação às outras pessoas e/ou objetos que estão dispostos no espaço. As mesmas preocupações em relação ao conceito de lateralidade da questão 6 devem ser levadas em consideração.






Questão 52


AJUDE CADA CRIANÇA A CHEGAR A SUA MORADIA E DESCUBRA O QUE CADA UMA ENCONTROU NO CAMINHO. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA.


  1. PARA CHEGAR EM CASA A CRIANÇA 3 PASSA PELO BANCO.
  2. A CRIANÇA 1 PASSA PELA ÁRVORE NO CAMINHO PARA CASA.
  3. A CRIANÇA 3 VAI PASSAR PELA PLACA EM SEU CAMINHO.
  4. A CRIANÇA 2 IRÁ PASSAR PELA PLACA EM SEU CAMINHO.


Resolução:

(EF01GE09)

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referências espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Resposta correta: Alternativa C. A placa não estará no caminho da criança 3.

Comentários da questão: A questão reforça a importância das referências no processo de assimilação de percursos e avalia se a criança os identifica em cada um dos percursos depois de tê-los descoberto. Orientar as crianças com dificuldades em descobrir caminhos e reforçar a importância das referências retomando a experiência vivenciada na Sequência Didática 11.






Questão 53


DESCREVA UM CAMINHO PARA ALGUM LUGAR QUE VOCÊ COSTUMA IR (CASA DOS AVÓS, CASA DE AMIGOS, PARQUE, PRAÇA, MERCADO ETC.). SE QUISER, FAÇA UM DESENHO.


OBSERVE A AGENDA DO LUISINHO E RESPONDA AS QUESTÕES 10 E 11.



Resolução:

(EF01GE08)

Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

(EF01GE09)

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referências espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Resposta correta: O importante é a criança transpor a experiência de relatar caminhos e representá-los em outras situações de sua vida.

Comentários da questão: Observar se ela fez uso dos conceitos trabalhados. Fazer perguntas para que ela vá sofisticando suas explicações a partir do uso dos conceitos trabalhados.






Questão 54


MARQUE COM UM X OS DIAS DA SEMANA EM QUE LUISINHO VAI PARA A ESCOLA. QUANTOS DIAS POR SEMANA ELE VAI À ESCOLA? ESCOLHA UMA DAS ALTERNATIVAS.

  1. 6
  2. 5
  3. 4
  4. 7


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Alternativa B.


Comentários da questão: Esta atividade tem o objetivo pontual de perceber se a criança reconhece os dias da semana e a contagem dos dias que ela passa na escola por semana. Se necessário, o professor deve ler para a criança e relembrá-la de referências que a ajudem a responder a questão.






Questão 55


AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FAZEM PARTE DE QUE TIPO DE ROTINA?

  1. SEMANAL.
  2. OCASIONAL.
  3. MENSAL.
  4. ANUAL.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Alternativa A.

Comentários da questão: Esta questão avalia se o aluno se apropriou do conceito de rotina semanal e consegue diferenciá-la dos outros tipos de rotina.

Caso algum aluno apresente dificuldade em responder essa questão, sugerimos a revisão do calendário semanal e o reforço especial no cotidiano da escola para que ele perceba esses período de tempo.






Questão 56


MARQUE A QUANTIDADE DE “X” CORRESPONDENTE.

X (UM X) AS ATIVIDADES QUE DEVEM OCORRER TODOS OS DIAS.

XX (DOIS X) AS ATIVIDADES QUE OCORREM EM ALGUNS DIAS DA SEMANA.

XXX (TRÊS X) AS ATIVIDADES QUE NÃO OCORREM NO FINAL DE SEMANA.

XXXX (QUATRO X) AS ATIVIDADES QUE OCORREM OCASIONALMENTE.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta:


Comentários da questão: Esta questão avalia se a criança consegue distinguir diferentes frequências de atividades realizadas periodicamente e o contraponto de uma atividade ocasional. Caso o aluno não consiga reconhecer essa correspondência, retomar as atividades da Sequência Didática.






Questão 57


QUAL A DIFERENÇA ENTRE ACONTECIMENTOS DE ROTINA E ACONTECIMENTOS OCASIONAIS. DÊ UM EXEMPLO.


















Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Os acontecimentos de rotina se repetem periodicamente, ou de hora em hora, ou todos os dias, ou todas as semanas, ou todos os meses ou todos os anos. Os acontecimentos ocasionais não apresentam essa periodiocidade; ela ocorre sem a previsão periódica dessa marcação. Esse acontecimento pode ocorrer num ano e não ocorrer no outro, por exemplo, uma festa de aniversário, um casamento, o nascimento de uma criança, a morte de uma pessoa, enfim.

Comentários da questão: Esta questão avalia se a criança consegue construir oralmente a explicação entre acontecimentos rotineiros e os circunstanciais. O professor poderá comparar essa resposta com a resposta dada pelo mesmo aluno nas questões 11 e 12, para avaliar o quanto ele compreendeu o significado de rotina relacionado à marcação do tempo e aos acontecimentos.






Questão 58


IDENTIFIQUE OS MESES QUE VOCÊ PASSA MAIS DIAS NA ESCOLA PINTANDO OS ESPAÇOS DOS MESES, NA TABELA, COM AS CORES CORRESPONDESTES À DESCRIÇÃO DA LEGENDA.


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta:


Comentários da questão: Esta questão avalia se o aluno reconhece os meses do ano associados à rotina anual escolar. Aos que apresentarem dúvidas, verificar se compreenderam a proposta gráfica que implica na relação entre a legenda e a tabela. Se a dúvida da criança for essa, explique o que ela precisa fazer graficamente. Eliminada essa possibilidade, o professor pode avaliar se a criança reconhece ou não a relação entre o calendário anual (os nomes e as sequências dos meses) e a rotina anual da escola. Permanecendo a dúvida, reforçar as atividades que envolvam a nomeação dos meses e sua sequência anual recorrendo a datas significativas para a criança, tal como aniversários e outras datas festivas que ela conhece e gosta.






Questão 59


RESPONDA AS QUESTÕES A PARTIR DESTA AFIRMATIVA:

A FEIRA CULTURAL É UM EVENTO QUE OCORRE TODO MÊS DE OUTUBRO NA ESCOLA DA CATARINA.

PODEMOS DIZER QUE ESSE EVENTO FAZ PARTE DA ROTINA DA ESCOLA? QUE TIPO DE ROTINA? POR QUÊ?


Resolução:

(EF01CI05)

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Resposta correta: Sim, este evento faz parte da rotina da escola. É um tipo de rotina que chamamos de “rotina anual” porque o evento se repete todos os anos no mês de outubro.

Comentários da questão: Esta questão avalia se o aluno se apropriou do conceito de rotina em todas as escalas de marcação do tempo. Entre todas as rotinas e unidades temporais, a marcação anual é a mais tardia na aquisição das crianças.

Aos que apresentarem dúvidas, demonstrando dificuldades na compreensão desta unidade temporal, reforçar as atividades que envolvam a nomeação dos meses e sua sequência anual recorrendo a datas significativas da rotina anual, tal como aniversários e outras datas festivas que ela conhece e gosta.






Questão 60


ENCONTRE E PINTE NO DIAGRAMA AS PALAVRAS QUE REPRESENTAM AÇÕES QUE FAZEMOS COM AS MÃOS.








Questão 61


OBSERVE AS IMAGENS E COMPLETE AS PALAVRAS QUE INDICAM AS AÇÕES QUE FAZEMOS COM AS MÃOS, OS BRAÇOS E OS ANTEBRAÇOS.








Questão 62


EM UMA FOLHA DE PAPEL, COLOQUE A SUA MÃO COM A PALMA PARA BAIXO. USANDO UM LÁPIS, CONTORNE A SUA MÃO. OBSERVE O EXEMPLO NA FOTOGRAFIA.


  • DESENHE AS UNHAS NAS PONTAS DOS DEDOS.
  • DESENHE AS LINHAS DOS LUGARES ONDE OS DEDOS DOBRAM.







Questão 63


EM OUTRA FOLHA DE PAPEL, COLOQUE A SUA MÃO COM A PALMA PARA CIMA. USANDO UM LÁPIS, CONTORNE A SUA MÃO. OBSERVE O EXEMPLO NA FOTOGRAFIA.


  • DESENHE AS LINHAS DA PALMA DA SUA MÃO.







Questão 64


COMPARE SUAS MÃOS COM AS DE UM COLEGA. ASSINALE EM QUE ELAS SÃO DIFERENTES.

  NO TAMANHO DA PALMA.

  NO COMPRIMENTO DOS DEDOS.

  NAS LINHAS DA PALMA DA MÃO.

  NO FORMATO DAS UNHAS.

  NA COR DA PELE.







Questão 65


DESDE QUANDO NASCEMOS, SOMOS CAPAZES DE SUGAR, CHORAR E BOCEJAR. OBSERVE A FOTOGRAFIA E RESPONDA:

  • O QUE MAIS SOMOS CAPAZES DE FAZER COM AS MÃOS QUANDO NASCEMOS? SE NECESSÁRIO, USE AS PALAVRAS DO QUADRO.







Questão 66


NÓS NASCEMOS SEM SABER ANDAR.


  1. COMO OS BEBÊS SE LOCOMOVEM ANTES DE APRENDER A ANDAR? MARQUE COM X.


  2.   ENGATINHAM.

      ARRASTAM-SE COM AS NÁDEGAS NO CHÃO

      ARRASTAM-SE COM A BARRIGA NO CHÃO.



  3. PERGUNTE A UM ADULTO COM QUANTO TEMPO VOCÊ COMEÇOU A ANDAR. MARQUE COM X.



  4.   COM MENOS DE UM MÊS

      COM MENOS DE UM ANO.

      ENTRE UM E DOIS ANOS.

      ENTRE TRÊS E QUATRO ANOS.







Questão 67


MARQUE X NAS ATIVIDADES QUE FAZEMOS USANDO PRINCIPALMENTE AS MÃOS.

  ANDAR DE BICICLETA

  CAMINHAR

  CHUTAR BOLA

  COMER COM COLHER

  CARREGAR COISAS

  ESCREVER







Questão 68


COMPLETE AS PALAVRAS QUE INDICAM TRÊS AÇÕES QUE FAZEMOS USANDO AS COXAS, AS PERNAS E OS PÉS.








Questão 69


LIGUE CADA PALAVRA À PARTE DO CORPO DA MENINA








Questão 70


DESENHE SEU CORPO INTEIRO NO ESPAÇO ABAIXO E ESCREVA O NOME DE CADA PARTE.


  • CONVERSE COM SEUS COLEGAS: PARA QUE SERVE CADA PARTE DO CORPO QUE VOCÊ DESENHOU?







Questão 71


COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.


PARA QUE VOCÊ USA AS MÃOS?





PARA QUE VOCÊ USA PÉS?





PARA QUE VOCÊ USA NÁDEGAS?











Questão 72


OBSERVE CADA ÓRGÃO DOS SENTIDOS.


  • ESCREVA O NOME DE CADA ÓRGÃO DOS SENTIDOS E LIGUE CADA UM AO QUE PERCEBEMOS COM ELE.







Questão 73


AO LADO DE CADA FOTOGRAFIA, ESCREVA A PALAVRA QUE NOS FAZ PERCEBER QUE SENTIDO USAMOS.








Questão 74


VEJA AS FOTOGRAFIAS E IMAGINE O SOM DE CADA CENA. MARQUE COM X O SOM QUE NÃO VEM DA NATUREZA.








Questão 75


FECHE OS OLHOS E OUÇA OS SONS DO AMBIENTE. ESCOLHA UM SOM E FAÇA UM DESENHO PARA MOSTRAR O QUE ESTÁ FAZENDO ESSE SOM.








Questão 76


ESCOLHA ENTRE AS PALAVRAS DO QUADRO, UMA QUE DESCREVE O QUE VOCÊ PERCEBE QUANDO SEGURA UM OVO.


  • COMPLETE A FRASE COM A PALAVRA QUE VOCÊ ESCOLHEU.

O OVO É _______________________________________________________







Questão 77


IDENTIFIQUE OS SENTIDOS QUE USAMOS QUANDO UTILIZAMOS O EQUIPAMENTO DE CADA UMA DAS IMAGENS A SEGUIR.








Questão 78


ESCREVA O NOME DE UM SENTIDO QUE NÃO USAMOS QUANDO UTILIZAMOS UM COMPUTADOR.








Questão 79


CADA FRUTA TEM SEU CHEIRO E SEU GOSTO.


  • CONVERSE COM SEUS COLEGAS.
  1. COM QUAL SENTIDO PERCEBEMOS O CHEIRO DAS FRUTAS?
  2. COM QUAL SENTIDO PERCEBEMOS SEU GOSTO?







Questão 80


ANA CHUPOU UM LIMÃO. VEJA A CARA QUE ELA FEZ.


  1. PINTE DE VERDE O GOSTO QUE ELA SENTIU.

  2. SE A ANA TIVESSE TOMADO UMA COLHER DE MEL, QUE GOSTO TERIA SENTIDO? PINTE DE AMARELO O GOSTO QUE ELA SENTIRIA.







Questão 81


LIGUE CADA PALAVRA À IMAGEM QUE NOS FAZ PERCEBER QUE SENTIDO USAMOS.








Questão 82


OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E ACOMPANHE A LEITURA DAS AS LEGENDAS.


  • COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.

QUEM É TRISTONHO ESTÁ ___________________________________________.




QUEM É BRINCALHÃO FAZ MUITA _____________________________________.




QUEM É SISUDO ESTÁ ______________________________________________.




UM CARRANCUDO FAZ CARA __________________________________________.










Questão 83


NÓS MOSTRAMOS NOSSAS EMOÇÕES COM EXPRESSÕES DO ROSTO E COM GESTOS. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DE DUAS CRIANÇAS.


  1. PINTE A PALAVRA QUE DIZ O QUE REPRESENTA A EXPRESSÃO DO ROSTO DA MENINA.

  2. PINTE A PALAVRA QUE DIZ O QUE PEDRO ESTÁ MOSTRANDO.







Questão 84


DESCUBRA UM CAMINHO QUE TEREZA DEVE PEGAR PARA CHEGAR ATÉ A SALA DE AULA.








Questão 85


EM SUA CASA HÁ ALGUM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? SE HOUVER, FAÇA UM DESENHO DESSE ANIMAL. SE NÃO, FAÇA UM DESENHO DAQUELE QUE GOSTARIA DE TER.








Questão 86


BRINCAR É MUITO BOM, NÃO É MESMO? PREENCHA OS QUADRINHOS COM OS NOMES DAS BRINCADEIRAS DO QUADRO DE PALAVRAS.








Questão 87


AS ILUSTRAÇÕES MOSTRAM ALGUNS HÁBITOS DAS CRIANÇAS NO DECORRER DO DIA.


  • QUAIS SÃO OS HÁBITOS QUE AS ILUSTRAÇÕES MOSTRAM?







Questão 88


ASSINALE OS HÁBITOS DE HIGIENE QUE VOCÊ TEM.

  TOMO BANHO TODOS OS DIAS.

  LAVO AS MÃOS ANTES DE COMER E DEPOIS DE IR AO BANHEIRO.

  ESCOVO OS DENTES PELA MANHÃ, À NOITE A APÓS AS REFEIÇÕES.

  TROCO A ROUPA DE BAIXO DIARIAMENTE.

  LIMPO AS ORELHAS, AS UNHAS E O NARIZ.







Questão 89


PARA CUIDAR BEM DOS DENTES PRECISAMOS DE ESCOVA, PASTA E FIO DENTAL.


  1. QUANTO TEMPO VOCÊ LEVA PARA ESCOVAR OS DENTES?
  2. VOCÊ COSTUMA ESCOVAR A LÍNGUA?
  3. VOCÊ JÁ TEVE ALGUMA CÁRIE? CONTE COMO FOI.
  4. AO ESCOVAR OS DENTES, VOCÊ DEIXA A TORNEIRA ABERTA OU FECHADA? POR QUÊ?







Questão 90


OBSERVE O QUE PEDRO COSTUMA COMER.


  • QUAL VOCÊ ACHA QUE É A MELHOR REFEIÇÃO DO PEDRO: O ALMOÇO OU O JANTAR? POR QUÊ?












Questão 91


RESPONDA E DESCUBRA COMO ESTÃO OS SEUS HÁBITOS ALIMENTARES.








Questão 92


OBSERVE ESTAS IMAGENS.


  1. CONTORNE AS ATIVIDADES ACIMA QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
  2. QUAL DESSAS ATIVIDADES VOCÊ NÃO PRATICA? MARQUE X AO LADO DO NOME DA ATIVIDADE.
  3. ESCREVA O NOME DAS ATIVIDADES QUE FORTALECEM OS MÚSCULOS.


















Questão 93


ANTES DO AMANHECER, UMA AVE BATE AS ASAS E CANTA NO GALINHEIRO. LOGO QUE ANOITECE, A FÊMEA DESSA AVE CACAREJA E VAI DORMIR.

  1. ESCREVA O NOME DO MACHO E DA FÊMEA DESSA AVE.
  2. ESSAS AVES FICAM ACORDADAS DURANTE A NOITE OU DURANTE O DIA?








Questão 94


FAÇA DOIS DESENHOS NOS QUADROS ABAIXO. NO PRIMEIRO, DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA E NO SEGUNDO ALGO QUE FAZ À NOITE.








Questão 95


SINALE COMO É O INVERNO NO LUGAR ONDE VOCÊ MORA.

  FAZ MUITO FRIO.

  NÃO CHOVE.

  ESFRIA POUCO.

  CHOVE BASTANTE.







Questão 96


AS FRUTAS TAMBÉM SE FORMAM EM DETERMINADA ESTAÇÃO DO ANO. NO DIAGRAMA, CONTORNE AS FRUTAS DO VERÃO INDICADAS ABAIXO.








Questão 97


NINA FOI ADOTADA QUANDO TINHA 1 ANO DE IDADE. HOJE, ELA TEM 8 ANOS E TEVE SEIS FILHOTES.


  • QUAL A IDADE DE NINA QUANDO FOI ADOTADA?




  • COM QUE IDADE NINA ESTÁ HOJE?









Questão 98


MARIA ESTAVA SE LEMBRANDO COM CARINHO DE SUA GATINHA CHAMADA PITUCA. ELA FOI ADOTADA E TINHA UM MÊS DE VIDA QUANDO CONHECEU MARIA E A NOVA CASA. PITUCA TEVE TRÊS FILHOTES E VIVEU 15 ANOS.


  • POR QUANTO TEMPO MARIA CONVIVEU COM PITUCA?








Questão 99


OBSERVE O QUE AS CRIANÇAS COSTUMAM FAZER NOS MOMENTOS INDICADOS.

  1. ANTES DAS AULAS.


  2. DURANTE AS AULAS.


  3. DEPOIS DAS AULAS.


  4. ESCREVA O QUE VOCÊ FAZ NESSES MOMENTOS

    ANTES DAS AULAS: ______________________________________________________

    DURANTE AS AULAS: _____________________________________________________

    DEPOIS DAS AULAS: _____________________________________________________







Questão 100


ESCOLHA UM PERÍODO DO DIA E DESENHE O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NESSE PERÍODO AOS DOMINGOS.








Questão 101


USANDO OS SÍMBOLOS, DESENHE AS CONDIÇÕES DO TEMPO QUE JÁ ESTÃO INDICADAS EM CADA DIA DA SEMANA.


O MÊS DE DEZEMBRO PASSA MUITO DEPRESSA.

MUITAS COISAS ACONTECEM NESSE MÊS.

  • NO DIA 21 DE DEZEMBRO COMEÇA O VERÃO.
  • NO DIA 25 DE DEZEMBRO SE COMEMORA O NATAL.
  • NO DIA 31 DE DEZEMBRO SE COMEMORA A PASSAGEM DO ANO.







Questão 102


OBSERVE OS DIAS E AS SEMANAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2019.


  1. QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE DEZEMBRO? ________________________________


  2. EM QUAL DIA É O NATAL? _____________________________________________


  3. PINTE O PRIMEIRO DIA DO MÊS.


  4. QUAL DIA É O ÚLTIMO DIA DO ANO? ____________________________________


  5. PINTE OS DIAS QUE CAEM EM UM DOMINGO.


  6. QUAL FERIADO TEM NESSE MÊS? ________________________________________


  7. EM QUAL DIA COMEÇA O VERÃO? ________________________________________








Questão 103


FELIPE TEM SEIS MESES E DONA ANTÔNIA TEM 70 ANOS


  1. ASSINALE O QUE FELIPE É.
  2.   CRIANÇA   ADOLESCENTE   ADULTO   IDOSO
  3. ASSINALE O QUE DONA ANTÔNIA É.
  4.   CRIANÇA   ADOLESCENTE   ADULTA   IDOSA







Questão 104


VEJA COMO O PEDRO ERA QUANDO TINHA OITO ANOS E COMO ELE É AGORA, COM DEZOITO ANOS.


  • CONVERSE COM SEUS COLEGAS SOBRE AS MUDANÇAS NA APARÊNCIA DE PEDRO.







Questão 105


PEDRO TEM 7 ANOS E SEU AVÔ TEM 70 ANOS. MARIA TEM 9 ANOS E SUA AVÓ TEM 69 ANOS. OS AVÓS DE PEDRO E MARIA CONTAM MUITAS HISTÓRIAS ENSINAM A ELES COISAS INTERESSANTES. ELES TÊM UMA GRANDE EXPERIÊNCIA DE VIDA, QUE GANHARAM COM A IDADE.


  • OBSERVE AS IMAGENS E DESCREVA ALGUMAS MUDANÇAS FÍSICAS QUE AS PESSOAS SOFREM COM O PASSAR DO TEMPO.







Questão 106


HÁ MUITAS PESSOAS QUE TRABALHAM NO PERÍODO DA NOITE. VEJA ESTES EXEMPLOS.

JOÃO É ENFERMEIRO. DANIELA É VETERINÁRIA. ELES ATENDEM OS PACIENTES DURANTE A NOITE.


ANTÔNIO E VÍTOR TRABALHAM EM PERÍODO NOTURNO.


ESCREVA O NOME DA PROFISSÃO DE CADA UM.

  1. JOÃO É _______________________________________. ELE TRABALHA EM UM HOSPITAL.


  2. DANIELA É ____________________________________. ELA TRABALHA EM UMA CLÍNICA.


  3. ANTÔNIO É ______________________________. ELE TRABALHA COMO COLETOR DE LIXO.


  4. VÍTOR É ___________________________________. ELE TRABALHA EM UM RESTAURANTE.








Questão 107


OBSERVE ALGUNS MODELOS DE ADESIVOS QUE VEMOS EM CARROS QUE CIRCULAM PELAS CIDADES.


  • O QUE ESSES ADESIVOS REPRESENTAM?

  PESSOAS DE UMA ESCOLA.



  PESSOAS DE UMA FAMÍLIA.







Questão 108


OBSERVE OS MEMBROS DAS FAMÍLIAS DAS FOTOGRAFIAS. DEPOIS, COMPARE A FAMÍLIA 1 COM O DESENHO AO LADO DA FOTO. SEGUINDO O MESMO MODELO FAÇA O SEU DESENHO PARA CADA FAMÍLIA.


  • QUANTAS PESSOAS FAZEM PARTE DE CADA FAMÍLIA?

FAMÍLIA 1: ____________________________________________________________________________



FAMÍLIA 2: ____________________________________________________________________________



FAMÍLIA 3: ____________________________________________________________________________



FAMÍLIA 4: ____________________________________________________________________________









Questão 109


DESCUBRA QUEM SÃO E COMPLETE.


  1. PAPAI.
  2. MAMÃE.
  3. ALÉM DO PAI E DA MÃE, FAZEM PARTE DO NÚCLEO FAMILIAR.
  4. OS QUE SÃO FILHOS DO MESMO PAI OU DA MESMA MÃE.
  5. O LUGAR ONDE A FAMÍLIA VIVE.
  6. OS IRMÃOS DO PAI OU DA MÃE.
  7. OS PAIS DO PAI OU DA MÃE.







Questão 110


ENCONTRE NO DIAGRAMA AS PALAVRAS QUE SE REFEREM AOS CUIDADOS QUE GATOS E CACHORROS PRECISAM.








Questão 111


ESCREVA (D) PARA AS DIFERENÇAS E (S) PARA AS SEMELHANÇAS ENTRE ESTAS FAMÍLIAS.


  NÚMERO DE FILHOS.



  A MODA DA ROUPA DOS ADULTOS E DAS CRIANÇAS.



  A MANEIRA DE SEREM FOTOGRAFADOS.



  PRESENÇA DE PAI E MÃE.



  PRESENÇA DE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.









Questão 112


OBSERVE A DIFERENÇA ENTRE AS FOTOGRAFIAS E COMPLETE AS FRASES ESCREVENDO: PASSADO OU PRESENTE.


A MULHER DA ESQUERDA É DE UMA FAMÍLIA DO _____________________________________.



A MULHER DA DIREITA É DE UMA FAMÍLIA DO ______________________________________.







Questão 113


COMPLETE AS PALAVRAS QUE INDICAM ALGUMAS PROFISSÕES QUE AS MULHERES TÊM HOJE.








Questão 114


OBSERVE COMO FORAM ORGANIZADAS AS OCUPAÇÕES DAS MULHERES DE UMA FAMÍLIA.


COMPLETE ESTA TABELA COM AS OCUPAÇÕES DAS MULHERES DA SUA FAMÍLIA.








Questão 115


JOÃO PEGUNTOU QUAL A ORIGEM DE SEUS PAIS, AVÓS, BISAVÓS E TRISAVÓS. DEPOIS, USANDO BANDEIRAS DOS PAÍSES ONDE CADA UM NASCEU, ELE FEZ ESTA ÁRVORE DA FAMÍLIA.


  1. CONTORNE DE AZUL O NOME DO PAI E O NOME DA MÃE DO JOÃO.
  2. CONTORNE DE VERMELHO A BANDEIRA DO PAÍS ONDE NASCERAM OS PAIS DE JOÃO.
  3. TODOS OS AVÓS DO JOÃO SÃO BRASILEIROS?
  4.   SIM   NÃO
  5. DE QUANTOS PAÍSES DIFERENTES SÃO OS BISAVÓS DO JOÃO?









Questão 116


A MENINA MORA NA CASA DE SUA MÃE E VAI VISITAR SEU PAI. TRACE O CAMINHO PARA ELA CHEGAR LÁ.








Questão 117


ASSINALE O QUE VOCÊ SE LEMBRA DE TER VISTO NO LUGAR ONDE MORA.

  MORADIAS TÉRREAS



  BARBEIRO



  EDIFÍCIOS DE MORADIAS



  ESCOLA



  PADARIA



  BANCO



  AÇOUGUE



  FARMÁCIA



  SAPATEIRO



  DENTISTA



  MÉDICO



  MERCADO



  LOJAS



  RESTAURANTE



  • O QUE MAIS EXISTE ONDE VOCÊ MORA?









Questão 118


DESENHE A RUA ONDE VOCÊ MORA E AS CONSTRUÇÕES QUE HÁ AO REDOR DA SUA MORADIA.








Questão 119


MARQUE COM X AS FOTOGRAFIAS QUE MOSTRAM MORADIAS.








Questão 120


QUAL VOCÊ ACHA QUE É A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE OS LOCAIS DE MORADIA MOSTRADOS NAS DUAS FOTOS ABAIXO?











Questão 121


EM CADA UMA DAS FOTOGRAFIAS, ESCREVA A PALAVRA DO QUADRO QUE NOMEIA O TIPO DE MORADIA.








Questão 122


COMPLETE AS PALAVRAS QUE INDICAM O TIPO DA MORADIA. DEPOIS, VOCÊ PODE COLORIR CADA MORADIA E O LUGAR ONDE ELA ESTÁ.








Questão 123


ASSINALE OS MATERIAIS USADOS PARA FAZER CADA TIPO DE MORADIA.








Questão 124


COMPLETE AS PALAVRAS QUE DÃO NOME A ALGUNS DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS.








Questão 125


OBSERVE A ILUSTRAÇÃO.


  • DÊ NOME AOS CÔMODOS UTILIZANDO AS PALAVRAS DO QUADRO.



  1. ____________________________________________________________________________


  2. ____________________________________________________________________________


  3. ____________________________________________________________________________


  4. ____________________________________________________________________________


  5. ____________________________________________________________________________


  6. ____________________________________________________________________________







Questão 126


ORELACIONE CADA CÔMODO COM O NOME QUE ELE TEM.








Questão 127


ESCREVA O NOME DO CÔMODO DE CADA ATIVIDADE.








Questão 128


OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES, ASSINALE QUE CÔMODO É E ESCREVA O NOME DO OBJETO.








Questão 129


LEIA O QUE CADA CRIANÇA CONTOU SOBRE A ESCOLA ONDE ESTUDA.


  • DESCUBRA QUAL CAMINHO CADA CRIANÇA DEVE PEGAR PARA CHEGAR ONDE ELAS ESTUDAM.







Questão 130


ENCONTRE NO DIAGRAMA OS NOMES DESTES OBJETOS ESCOLARES.


  • ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU NO DIAGRAMA.







Questão 131


OBSERVE ESTES ALUNOS. O MENINO DO MEIO SE CHAMA PEDRO.


  1. O MENINO À FRENTE DE PEDRO TEM CABELO PRETO OU RUIVO?
  2. À DIREITA DE PEDRO ESTÁ UM MENINO OU UMA MENINA?
  3. QUAL A COR DO CABELO DA MENINA QUE ESTÁ ATRÁS DE PEDRO?
  4. QUAL A COR DA MOCHILA DO COLEGA QUE ESTÁ SENTADO À ESQUERDA DE PEDRO?







Questão 132


OBSERVE A ILUSTRAÇÃO. ELA REPRESENTA UMA ESCOLA SEM O TELHADO E VISTA DE CIMA PARA BAIXO.


  • LEIA O QUE REPRESENTAM OS ESPAÇOS INDICADOS POR NÚMEROS E DEPOIS RESPONDA.



  1. QUANTOS CARROS HÁ NO ESTACIONAMENTO? _______________________________________


  2. QUANTAS SALAS DE AULA HÁ NESSA ESCOLA? _____________________________________


  3. QUANTOS BANHEIROS HÁ NA ESCOLA? ____________________________________________


  4. QUANTAS CADEIRAS HÁ NA BIBLIOTECA? _________________________________________